De Volta para o Futuro: as invenções do filme que viraram realidade ou que não deram certo Em 21 de outubro de 2015, no cinema, Marty McFly e o Dr. Emment Brown chegaram ao futuro. Algumas previsões deram certo. Confira gplus
   

De Volta para o Futuro: as invenções do filme que viraram realidade ou que não deram certo

Em 21 de outubro de 2015, no cinema, Marty McFly e o Dr. Emment Brown chegaram ao futuro. Algumas previsões deram certo. Confira

Confira Também

Em 1989, muita gente estava nas salas de cinema imaginando como seria o o dia 21 de outubro de 2015 idealizado pelo roteirista Bob Gale no filme De Volta Para o Futuro II. Já se foram 27 anos desde então, e finalmente nos aproximamos da data que Marty McFly e Dr. Emment Brown chegaram de 1985. 

Até agora não fomos convidados para passear no tempo, mas se não querem nos levar para o futuro, o futuro que venha até nós. Com certeza muitas expectativas tecnológicas do longa não se concretizaram. Mas houve muitos acertos. Veja como as maiores invenções previstas no filme se assemelham com a realidade.

#Carros voadores
Os carros voadores já são conhecidos nos filmes de ficção. Já apareçam em Os Jetsons, O Quinto Elemento e em nos filmes de Harry Potter. E claro que eles também marcaram presença em De Volta Para o Futuro II.  Só na vida real que ele está meio escondido - ainda. Recentemente a empresa Terrafugia anunciou um vídeo do TF-X, um carro que cabe numa garagem convencional, mas também possui hélices e asas para voar.

#Óculos de realidade virtual
Os óculos usados por McFly Jr. no segundo filme da série não está disponível nas lojas. Mas não fique triste. Apesar de pouco comercializados já existem os óculos de realidade aumentada, que são os Google Glasses.

#Aparelhos por comandos de voz
Quem ficou impressionado com os pseudo-garçons  que funcionavam a partir de comandos de voz, deve estar admirado até hoje com a diversidade de aparelhos que hoje controlamos com uma simples palavra. Atualmente, é normal encontrar pessoas dando instruções aos seus celulares ou GPS.

#Comida desidratada
Ah como seria bom para os solteiros de plantão pegar uma mini pizza desidratada, colocar num forno e, em segundos, tchanam! Pizza pronta no tamanho família. A deliciosa pizza desidratada com preparo imediato infelizmente ainda está um pouco longe de nós. Apesar de sermos grandes consumidores de alimentos instantâneos, e termos astronautas comendo comida desidratada, ainda não conseguimos unir as duas e, muito menos, fazê-las crescer.

#Leitores de impressão digital
A leitura de digitais para abrir portas foi uma das invenções que o filme trazia para as telinhas que se materializou. Hoje é normal abrirmos portas ou fecharmos catracas com nossas digitais, ou até mesmo em bancos precisamos dela para acessar nossas contas. Bom para nossa segurança.

#Videoconferências 
Conversar e também ver outra pessoa a quilômetros de distância não é uma ideia que veio do MSN ou Skype, nem mesmo dos smartphones. A ideia é antiga e já estava presente em De Volta Para o Futuro II, só materializamos.

#Hoverboard 
Este não poderia faltar. O clássico skate voador utilizado por Marty Mcfly e tantos outros habitantes da Hill Valley de 2015 não existe hoje. Mas não fique triste por não poder realizar o sonho de andar num Hoverboard. A empresa americana Hondo já criou um skate flutuante que produz repulsão com o solo através do eletromagnetismo. Apesar de estar bem longe daqueles retratados no filme, dá pra se divertir. Até Tony Hawk já provou. Para os mais radicais também existe uma versão aquática do skate.

Se você está curioso e quer conhecer um pouco mais sobre essas e outras invenções do De Volta Para o Futuro 2, assista a este vídeo do AreaH e descubra o quão perto (ou tão longe) estamos delas.

Guilherme de Souza Guilherme, repórter do AreaH.