Jogadores de videogame dirigem melhor? Estudo na China envolveu testes de direção, agilidade e reflexos e concluiu que quem joga videogame está mais preparado gplus
   

Jogadores de videogame dirigem melhor?

Estudo na China envolveu testes de direção, agilidade e reflexos e concluiu que quem joga videogame está mais preparado

Confira Também

Você com certeza já deve ter passado horas jogando videogame durante a sua infância (ou ainda passa, certo?). Se não eram os games de futebol ou de luta, eram os de corrida que prendiam sua atenção. Porém, você nunca deve ter imaginado que tantas horas jogadas fora em frente à TV viessem a ter alguma serventia na vida real. Até agora. Segundo artigo divulgado na revista Psychological Science (uma das publicações de maior credibilidade do mundo no ramo da psicologia), os jogos de corrida contribuem para o desenvolvimento dos reflexos necessários para se tornar um bom motorista. 

O artigo tem como base uma pesquisa realizada pela Universidade de Honk Kong em conjunto com a New York University Shangai (NYUS). Foram escolhidos 80 voluntários, entre estudantes e professores, que passaram por testes de direção e agilidade e também testes que envolviam jogar games como Mario Kart e Unreal Tournament

Os resultados obtidos das observações de respostas musculares e visuais mostraram que as pessoas que possuiam habilidade de jogar videogame possuiam também maiores habilidades de direção devido aos reflexos mais apurados que eram desenvolvidos e podiam ser transferidos para experiências reais, o que contribuía para evitar acidentes de trânsito.

Para chegar a esse resultado, os participantes foram dividos em dois grupos. O primeiro jogava videogame pelo menos cinco horas por semana, enquanto o segundo jogava menos de uma semanalmente. Um dos testes usados para comparar as habilidades dos dois grupos foi guiar um carro por uma avenida através de um simulador. Com o aumento de horas semanais que os participantes jogavam videogame, foi observado também o aumento das habilidades de direção.

Em entrevistas ao site de notícas britânico Daily Mail, a pesquisadora da NYUS, Li Li, afirmou que a pesquisa mostrou que jogar cinco horas de videogame por semana ajuda a aprimorar os reflexos porque os jogadores precisam estar atentos à tela e precisam agir com precisão através do controle remoto. Como apenas 14 dos 80 participantes eram habilitados para dirigir, os pesquisadore garantiram que os resultados dos testes não sofreram qualquer influência.

Mas... será???
O resultado da pesquisa conjunta vai na direção oposta do resultado obtido por outro estudo realizado em 2011 pela empresa brasileira Continental Pneus, no qual o resultado foi que jogadores de games de corrida são mais perigosos ao volante do que os não-gamers. Isso porque entrevistas realizadas com 2.000 pessoas, dos 17 aos 39 anos, mostraram que 22% dos jogadores já foram parados pela polícia, em comparação aos 13% dos não jogadores. Os pesquisadores concluíram que os gamers eram mais propensos a comportamentos agressivos na direção, exceder a velocidade e bater em objetos ao estacionar.

Independentemente dos resultados das pesquisas, vale lembrar que não é necessário apenas zerar Mario Kart para tirar a carteira de motorista. Antes de pegar o carro e pensar em fazer com ele todas as loucuras que você faz nos games, lembre-se que nada dispensa bom senso e boas aulas de direção. 


Luis Carvalho