6 Cidades fantasmas mais obscuras Elas foram desabitadas e carregam histórias e lendas tensas. Saiba quais são e onde ficam as cidades mais inóspitas do planeta gplus
   

6 Cidades fantasmas mais obscuras

Elas foram desabitadas e carregam histórias e lendas tensas. Saiba quais são e onde ficam as cidades mais inóspitas do planeta

Confira Também

Se uma área urbana super populosa e movimentada é o cenário mais genuinamente caótico que você pode imaginar, é porque nunca viu de perto uma cidade esquecida, deixada para trás. Seja por questões econômicas, ambientais ou acidentes, elas foram desabitadas há tempos e hoje servem apenas de lembrete de como o mundo se pareceria, caso um dia os seres humanos fossem extintos. Conheça a seguir as seis cidades fantasmas mais obscuras do mundo:


6. Prypiat, Ucrânia
Cidade dormitório dos antigos trabalhadores da usina nuclear de Chernobyl, Prypiat fica na “zona da alienação”, no norte da Ucrânia. Foi construída durante a União Soviética e abandonada em 1986, após o desastre que liberou uma nuvem radioativa pela região. Antes do acidente, cerca de 50 mil pessoas moravam aqui.

5. Plymouth, Ilha de Montserrat
Localizada nas Antilhas Lesser, nas Índias Ocidentais, Plymouth foi evacuada por seus cidadãos depois que o vulcão Soufrière entrou em atividade em julho de 1995 e 1997. Assim como aconteceu em Pompeia, Itália, no ano 79 a.c., num dia fatídico a cidade foi completamente destruída pela lava, que transformou tudo em pedra. 

4. Goldfield, Arizona, Estados Unidos
Uma das cidades fantasmas mais populares no sudeste dos Estados Unidos, ela está no contraforte das montanhas Superstition, perto de Phoenix. Construída para os mineradores de ouro nos anos 1890, Goldfield até hoje possui três bares, uma pensão, um armazém, uma oficina de ferreiro, fábrica de cerveja, correio e uma escola. Em sua época de ouro, literalmente, ela abrigava 4 mil moradores. Foi abandonada depois que o ouro começou a acabar e a qualidade caiu, por volta de 1920.

3. Varosha, Chipre 
Parte da cidade cipriota de Famagusta (que era um dos destinos turísticos mais badalados nos anos 1970), Varosha chegou a receber convidados ilustres como Elizabeth Taylor e Richard Burton. Durante a invasão turca de 1974, seu habitantes foram forçados a deixar o lugar e nunca mais voltaram.

2. Ilha Hashima, Japão 
Também conhecida como a Ilha do Navio de Guerra, a cidade construída para abrigar mineradores de carvão hoje é uma selva de prédios de concreto desmoronando. Hashima está desocupada desde 1974, uma vez que as pessoas foram forçadas a deixá-la por conta das condições inóspitas que ela se encontra. Um dia, 5 mil trabalhadores chegaram a viver amontoados nessa ilha apertada (tornando-a o lugar mais densamente povoado da Terra), sem poder sair devido às águas temperamentais do oceano.

1. Grand-Bassam, Costa do Marfim  
Usada inicialmente como porto principal, Grand-Bassam viu sua população desparecer depois que a navegação comercial começou a diminuir gradativamente – por alguns anos a região era povoada apenas por posseiros. No entanto, desde os anos 1970, a cidade é visitada por turistas e passou a ser considerada patrimônio da humanidade em 2012.


Danilo Barba