Com que frequência os homens devem cortar o cabelo? Uma vez por semana, uma vez por mês ou a cada três meses? Saiba a frequência com que os homens devem cortar o cabelo gplus
   

Com que frequência os homens devem cortar o cabelo?

Uma vez por semana, uma vez por mês ou a cada três meses? Saiba a frequência com que os homens devem cortar o cabelo

Confira Também

Sem dúvida você já se pegou fazendo essa pergunta. Entretanto, meu amigo, a resposta para tal questionamento vai depender exclusivamente do seu tipo de cabelo e a rapidez com que ele cresce. Explico: se você quer andar sempre com um penteado e estiloso, tipo David Beckham e Cristiano Ronaldo, será preciso bater ponto no barbeiro quase toda a semana. Agora, se seu cabelo é baixinho, estilo Ronaldo Fenômeno, aí a frequência bem menor.
 
Por quê? Bem, apesar de ser muito mais propenso à calvície, devido aos hormônios, o cabelo masculino costuma ser bem mais brilhoso, resistente e crescer mais rápido que o das mulheres. Por esta razão, não basta apenas escolher um corte bonito e achar que só terá de voltar ao barbeiro daqui a dois meses. Independente do estilo adotado é preciso fazer a manutenção dos fios sempre, senão, ele rapidamente perde a forma e você volta à estaca zero.

Para não ser tão radical, o tempo ideal entre um corte de cabelo e outro é de, mais ou menos, três a seis semanas. Isso porque o cabelo, em especial o dos homens, cresce uma média de 2 a 3 centímetros por mês – sim, isso é muito. Por isso, basta relaxar um porquinho para que o seu corte estiloso perca o formato e, assim, leve embora sua ótima aparência.

Mas, como dito, isso é somente uma média. Cada corte (e até momento) exige um cuidado e uma manutenção diferente. Confira agora quais são eles.

ESTILO MILITAR 
O cabelo deve ser cortado a cada uma ou duas semanas, levando em consideração o tamanho dos fios e como cresce de pessoa pra pessoa. Mas, como é um visual simples, você pode mantê-lo em casa mesmo, com a ajuda de uma máquina.

O ESTILO UNDERCUT 
Quem é adepto ao estilo fade - o tradicional degradê do undercut - e quer mantê-lo sempre na estica, precisa saber que ele exige um pouco mais de cuidado e visitas ao salão durante o mês. O ideal é que o profissional “limpe” as laterais a cada 10 dias. Já na parte de cima, a espera pode ser maior, podendo variar entre 15 e 25 dias. 

CABELOS LONGOS 
Assim como as mulheres, quem é adepto aos fios mais longos não precisa bater ponto no salão mensalmente. O ideal aqui é fazer a manutenção apenas das pontas e do excesso de volume a cada seis semanas. Isso faz com que a cabeleira cresça com fios saudáveis, fortes, hidratados e sedosos.

E PARA EVENTOS?
Quando o assunto envolve grandes eventos, a regra de corte, no entanto, é bem diferente: aparar as madeixas no dia de um casamento (ou uma entrevista de emprego) não é uma boa ideia. O cabelo precisa de alguns dias para assentar o corte e ficar do jeito que o dono quer. 


Nathalia Marques