Como harmonizar cerveja com cada tipo de carne Para deixar aquele churrasco de domingo muito mais saboroso, saiba em quais harmonizações entre carne e cerveja você deve apostar gplus
   

Como harmonizar cerveja com cada tipo de carne

Para deixar aquele churrasco de domingo muito mais saboroso, saiba em quais harmonizações entre carne e cerveja você deve apostar

Confira Também

Como todo brasileiro que se respeite, somos fãs de um bom churrasco. Quando a carne é acompanhada de uma boa cervejinha, então, fica praticamente impossível não sentir água na boca. 

Mas foi-se o tempo em que só era preciso abrir a primeira cerveja que encontrasse na geladeira para fazer a combinação. Muito se fala hoje em dia de harmonização e sobre como fazê-la corretamente é essencial para aproveitar muito mais os sabores e ter uma experiência completa. 

Com carnes e cervejas não é diferente.

LEIA TAMBÉM

A primeira regra que você sempre deve se lembrar ao fazer qualquer harmonização é que não existe uma maneira mais correta de harmonizar: como cada gosto é diferente e cada pessoa sente os sabores à sua própria maneira, a combinação que te agradar mais é a que funciona.

Quer saber mais sobre como combinar seu churrasco com aquela cervejinha gelada? Veja a seguir como harmonizar a bebida com cada tipo de carne e aproveitar ainda mais o que cada uma tem a oferecer ao seu paladar:

CERVEJAS PARA HARMONIZAR COM CARNE VERMELHA

Carro-chefe de qualquer bom churrasco, a carne vermelha é queridinha na hora de criar as melhores harmonizações com cerveja. Afinal, impossível imaginar uma deliciosa picanha sem aquela cervejinha à mão para deixar tudo melhor, certo?

Devido ao sabor mais intenso da carne preparada na grelha, a dica é dar preferência a cervejas mais fortes, como as dos tipos Porter, Brown Ale e Dubbel

Já carnes menos gordurosas caem muito bem com cervejas dos tipos Double IPA, Imperial IPA e Amber Lager.

CERVEJAS PARA HARMONIZAR COM CARNE BRANCA

Aquela asinha de frango preparada lentamente na grelha também é parte essencial de qualquer bom churrasco e fica melhor ainda com uma cerveja estupidamente gelada para acompanhá-la. 

Como possuem sabores bem mais leves, sutis e menos intensos do que as carnes vermelhas - principalmente quando se trata de frango -, as carnes brancas caem muito com com cervejas dos tipos American Brown Ale, Amber Lager, Porter e Rauchbier

Mas se você optar pela carne branca frita, é melhor dar preferência às cervejas um pouco mais amargas e alcoólicas, como as indicadas acima para a carne vermelha.

CERVEJAS PARA HARMONIZAR COM CARNE SUÍNA

A carne de porco, que não possui classificação exata como carne vermelha ou branca, é um caso à parte - mas nem por isso sua harmonização com cerveja deve ser subestimada, muito pelo contrário: é uma das melhores combinações da bebida com carne que existe. 

Para um bom pernil assado, por exemplo, o ideal é optar por cervejas dos tipos Pale Ale e Doppelbock, que possuem um amargor que intensifica o sabor da carne. Já a sempre bem-vinda costelinha de porco fica ótima tanto com cervejas do tipo Brown Ale quanto do tipo Dubbel. 

As cervejas do tipo White IPA e Saison são ideais para acompanhar um bom lombo, enquanto o bom e velho torresmo não exige tanto: quaisquer cervejas mais leves e menos alcoólicas caem muito bem.

Apesar de existirem dezenas de dicas úteis de harmonização por aí, não vale a pena ficar preso a elas e segui-las como um manual de instruções exato.

Experimente, faça suas próprias combinações, teste sabores e defina o que te agrada mais. 


Luis Carvalho