Ghosting: entenda o que é e saiba por que acontece Entenda melhor o que é a prática de ghosting, uma maneira nada educada de terminar um relacionamento que ganha adeptos gplus
   

Ghosting: entenda o que é e saiba por que acontece

Entenda melhor o que é a prática de ghosting, uma maneira nada educada de terminar um relacionamento que ganha adeptos

Confira Também

Ao contrário do passado, em que um casal deveria obedecer uma série de regras consideradas um tanto absurdas nos dias atuais, os relacionamentos modernos gozam de uma ampla liberdade para explorar novas possibilidades. Relacionamentos abertos ou poliamor, impensáveis séculos atrás, ganham adeptos e  nos mostram uma maneira totalmente nova de namorar. Porém, junto dessa liberdade, vieram alguns hábitos pouco respeitosos e questionáveis. Um dos piores, mas infelizmente adotado por muitos, sejam homens ou mulheres, é o ghosting. 

VEJA TAMBÉM

AFINAL, O QUE É GHOSTING?

O termo em inglês "ghosting" (palavra derivada de "ghost", fantasma) é usado quando uma pessoa deixa de responder mensagens e/ou ligações de outra sem qualquer tipo de aviso prévio ou explicação.  Isso pode acontecer entre quaisquer pessoas, sem que elas tenham algum tipo de relacionamento romântico, mas acontece com mais frequência entre casais que não estejam a tanto tempo juntos e amigos.

POR QUE O GHOSTING ACONTECE?

Não existe um motivo específico para alguém simplesmente sumir, afinal, todo relacionamento é diferente, assim como as razões que levam a seu fim. Porém, é comum o ghosting acontecer com mais frequência em relacionamentos mais intensos, em que o casal que há pouco se conhecia se empolga com o namoro e logo mais já está planejando casamento e nomes dos filhos. Quando toda a poeira dessa nova relação baixa e a racionalidade volta, pode ser difícil terminar com a outra pessoa, o que leva à opção mais "fácil". 

Por outro lado, relacionamentos pouco envolventes e movidos apenas a prazeres passageiros também são os mais prováveis a terminar com um sumiço repentino por uma das partes. Ou ainda, o medo de se envolver demais e não saber lidar com os próprios medos e inseguranças, assim como experiências em relacionamentos antigos podem ser um forte motivador para uma das partes jogar a toalha e desaparecer.



VOCÊ JÁ FOI UMA VÍTIMA DE GHOSTING?

É bem possível que você já tenha passado por essa experiência e nem sequer tenha se dado conta. Afinal, são tantas as pessoas com as quais costumamos nos comunicar no dia a dia por meio das diversas plataformas de comunicação (Facebook, Whatsapp, Instagram, Twitter etc), que é quase impossível perceber quando um ou outro "esquece de responder" ou "fica com a bateria descarregada". 

Demoras cada vez mais longas para responder, ligações perdidas e desculpas repetitivas são os principais sinais de início de ghosting. Afinal, seja amizade ou namoro, quando a pessoa quer falar com você ela com certeza irá encontrar um modo de enviar uma mensagem assim que possível, independente de reuniões, compromissos urgentes ou falhas de tecnologia.

GHOSTING : PRATICÁ-LO OU NÃO?

Se você já foi uma das incontáveis vítimas dessa maneira impessoal de levar um chute na bunda em pleno século XXI, deve saber o quanto o ghosting pode fazer mal a uma pessoa. Sem qualquer tipo de explicação da outra parte, a pessoa fica se perguntando o que pode tê-la levado a isso. Seria um defeito da pessoa passou a ser ignorada? Ela poderia ter feito algo diferente para evitar isso? Há esperança da situação mudar algum dia? 

Não importa a quanto tempo você esteja com uma pessoa ou o quanto insignificante em sua vida você a considere, o ghosting é a pior forma de cortar um contato com alguém. Enquanto a perda de contato devido ao passar do tempo pode ser comum é compreensível, o sumiço repentino é mal educado e desrespeitoso, motivos pelos quais homem algum deveria adotar a prática como forma de dar no pé. Quer terminar? Chame para conversar e comunique a decisão. Seu respeito será lembrado, em vez de uma memória dolorosa.


Luis Carvalho