Estudo revela que 88% dos motoristas utilizam celular enquanto dirigem Mesmo com tantas campanhas de conscientização, o número de motoristas com celular ainda é assustador gplus
   

Estudo revela que 88% dos motoristas utilizam celular enquanto dirigem

Mesmo com tantas campanhas de conscientização, o número de motoristas com celular ainda é assustador

Confira Também

Praticamente todo mundo já usou o celular enquanto dirigia. É difícil resistir ao barulhinho de mensagem sem olhar para ver o que está acontecendo. Mas mesmo que você consiga aguentar, é muito comum utilizar os smartphones como GPS, e por mais fundamental que seja para ajudar a chegar ao destino, isso acaba distraindo. E a situação se agrava ainda mais se não tiver aquele suporte para segurar o celular.

A empresa Zendrive, especialista em análise sobre condutores realizou o maior estudo já visto sobre a utilização de celular ao volante: foram 3 milhões de motoristas analisados em muitas estradas americanas. Para um resultado mais fiel à realidade, ninguém sabia que estava sendo examinado.

O estudo durou 3 meses: começou no início de dezembro de 2016 e terminou em fevereiro de 2017. Foram 570 milhões de viagens observadas em uma distância total de 9 bilhões de quilômetros.

Outro número que pode assustar é o tempo gasto utilizando os smartphones: 3.5 minutos a cada hora. Pode não parecer muito, mas atrás do volante - especialmente em estradas, onde a velocidade é mais alta que o comum -, poucos segundos de distração pode ser fatal. 

Seja em uma ligação, mandando mensagens, tirando fotos, qualquer distração, não importa qual, entra no estudo como um motorista distraído. Pesquisas mais antigas mostraram que discar no telefone aumenta a chance de acidente em 12 vezes. E o simples fato de olhar para o celular já aumenta em 5 vezes. 

Considerando que os acidentes aumentaram consideravelmente em 2016, esse estudo pode ser crucial para alertar a todos do perigo que é utilizar o celular enquanto dirige, e diminuir esse número triste.


Arthur Gabor