Estudo da Ford revela quão imprudentes os jovens são ao volante O erro mais assumido foi o de dirigir acima do limite de velocidade gplus
   

Estudo da Ford revela quão imprudentes os jovens são ao volante

O erro mais assumido foi o de dirigir acima do limite de velocidade

Confira Também

A marca automotiva Ford realizou um estudo na Europa, para saber o quão imprudente os jovens se consideravam. A resposta talvez fosse até óbvia: grande parte dos jovens é realmente imprudente quando estão dirigindo. Mas agora temos números dessa imprudência.

A pesquisa foi feita de maneira bem simples: 5 mil jovens entre 17 e 24 anos da França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido responderam perguntas sobre seus hábitos como motoristas. Vale lembrar que nesses países é liberado dirigir com 17 anos.

O estudo mostrou que 39% admitem andar acima do limite de velocidade, 27% usam o smartphone para fazer ligações, enviar mensagens ou tirar selfies ao volante e cerca de 6% dirigem depois de beber.

A Ford está desenvolvendo um projeto de conscientização no trânsito. E esses números são alarmantes e mostram que a montadora terá muito trabalho se quiser mudar a atual situação. Na Europa, acidente de trânsito e a principal causa de morte entre os jovens.

No Brasil, o cenário não é muito diferente. Os jovens entre 18 e 34 anos são os que mais se envolvem em batidas de carro, e muitas delas são fatais. A maioria das pessoas nessa faixa etária ainda mora com seus pais e usa o carro da família sem nenhuma preocupação.

Para tentar reverter essa situação, foi criado o sistema MyKey (minha chave). É uma chave especial para os jovens. Quando o carro é ligado por essa chave, ele possui algumas restrições, como velocidade e volume máximo limitados, disparar alertas sonoros de velocidade e impedir o desligamento dos sistemas de assistência ativa, como os sensores de estacionamento e o controle de estabilidade e tração. Além disso, bloqueia ligações telefônicas e desabilita totalmente o sistema de som se os ocupantes não estiverem usando o cinto de segurança.

O sistema já funciona no Brasil, nos modelos Fusion, New Fiesta, Edge, EcoSport e Ranger. Essa função deixa os pais mais tranquilos na hora de entregar o carro ao filho.


Arthur Gabor