8 coisas que todo mundo pensa quando entra na faculdade Bebedeira, festas e pegação: doces ilusões quando você vira universitário gplus
   

8 coisas que todo mundo pensa quando entra na faculdade

Bebedeira, festas e pegação: doces ilusões quando você vira universitário

Confira Também

Quando você está no final do ensino médio são muitas as expectativas com relação à vida acadêmica, afinal, é uma nova fase para todo mundo, repleta de novidades, experiências e, claro, a porta de entrada “dos sonhos” para a fase adulta.

É nesta época que muitas pessoas irão dizer que “a faculdade é a melhor etapa da sua vida”: você passa no vestibular depois de estudar muito, faz sua ansiosa matrícula, chega ao primeiro dia de aula animadíssimo e descobre que aquela é a melhor carreira que você poderia seguir, além, é claro, de participar das festas descoladas com os veteranos e conhecer (e pegar) muitas das gatinhas que estão por lá. Um sonho, não é?

Porém, meu amigo, sinto lhe decepcionar: a faculdade não é como você a conhece em filmes do tipo American Pie. Para ser franca, ela está mais para uma lição de moral que o Peter Pan nos ensinou quando crianças: ser adulto não é tão legal assim. 

Para você se divertir um pouquinho, e não se iludir quanto aos seus próximos anos como universitário, listamos algumas das coisas que praticamente todo mundo pensa antes de entrar na faculdade – e depois descobre que, talvez, não seja bem como imaginou. 

#1 – “Vou beber MUITO”. Você pode beber muito além do que está acostumado, afinal, agora você é maior de idade. Porém, vai perceber com o tempo que os barzinhos e festas regadas a brejas e cachaças só vão fazer mal para você (e sua vida acadêmica).

#2 – “Agora vou estudar tudo o que gosto”. Só que não, amigo. Na faculdade você acaba estudando algumas matérias obrigatórias (como filosofia, economia, ética, estatística, empreendedorismo...) que são requisitos em todo tipo de curso, apesar de não agradar a todos e de, às vezes, não ter nada a ver com o que você quer. 

#3 – “Vou fazer a melhor faculdade”. Essa história que o nome da sua faculdade faz o seu futuro é mentira. É claro que algumas oferecem grades melhores que as outras, porém, quem faz o curso ser bom é o aluno. De quê adianta cursar a universidade mais cara, se você não é nem um pouco aplicado, certo? 

#4 – “Agora sou dono do meu próprio nariz”. E é, de fato. Porém, colega, nem tudo é tão lindo assim. Na faculdade você será tratado como adulto que é em qualquer situação, ou seja, não vai ter professor cobrando lição atrasada e provas mais fáceis do que abrir uma latinha de cerveja. As responsabilidades são grandes e é assim que você acaba sendo “obrigado” a amadurecer em muitos sentidos.

#5 – “Cervejadas para sempre”. Esses são eventos comuns e ótimos para conhecer novas pessoas. Porém, com tempo, eles perdem a graça, porque são sempre a mesma coisa: música ruim, bebida barata e galera bêbada. No começo você só vai a esses eventos porque está empolgado – e porque dizem que faculdade é isso aí mesmo, mas depois vai enjoando.

#6 – “É como a escola”. Só que não. Diferente do ensino médio, aqui você vai precisar se preocupar para onde está levando sua vida profissional. Se não encarar isso a sério, vai acabar sofrendo consequências sérias lá na frente. 

#7 – “É o fim da lição de casa”. Pelo contrário. Ser universitário é sinônimo de ter muita coisa para estudar. Mas dessa vez, como dito anteriormente, o professor não vai ficar checando se você fez ou não, nem se seu caderno está em dia (aliás, caderno na faculdade é opcional). Como universitário você tem que correr atrás das matérias atrasadas e estudar muito, dentro e fora da faculdade, para não pegar DPs. 

#8 – “Amigos para sempre”. É claro que na faculdade você vai conhecer muitas pessoas, mas, se você não é AQUELE cara social, o número de amigos que você leva “com você” depois da faculdade é pouco. Não porque você é chato ou algo do gênero, mas, assim como na escola, a vida vai separando todo mundo. 


Nathalia Marques