Cerveja: 3 harmonizações perfeitas para curtir no verão Saiba como mesclar diferentes tipos de cerveja com saladas e petiscos gplus
   

Cerveja: 3 harmonizações perfeitas para curtir no verão

Saiba como mesclar diferentes tipos de cerveja com saladas e petiscos

Confira Também

O verão é uma estação que divide o coração de muitos brasileiros: alguns amam e outros odeiam. Entretanto, uma coisa é fato: botar uma cerveja artesanal no meio, aposto que as opiniões favoráveis vão prevalecer. Afinal, quem não gosta de dar aquela refrescada na garganta em um calor de 30 graus?

VEJA MAIS:

No verão, as cervejas mais convidativas são as aquelas bem leves e refrescantes, menos amargas. Para acompanhar altas temperaturas, os tipos de cervejas ideais são as que possuem elementos como corpo leve, baixo teor alcoólico e alta carbonatação. 

E é claro que não poderia faltar um petisco ou salada para acompanhar esse tipo de cerveja no calor. Você consegue degustar qualquer tipo de cerveja com qualquer comida. Porém quando há uma harmonização bem feita, o resultado fica especial, pois ambas as partes são valorizadas. 

Para que isso seja possível, o alimento não deve se sobressair em relação a cerveja e vice-versa, dessa forma, eles devem ter intensidades iguais.  A força da cerveja deve ser equiparável com a força do alimento, portanto, para combinar cervejas leves, busque alimentos igualmente leves.

Curtiu a ideia de combinar cerveja e comida? Dá uma olhada na nossa lista de melhores estilos de cervejas para o verão e harmonizações para deixar qualquer um salivando!

PILSEN

A cerveja tipo Pilsen é perfeita pra os dias de sol. Ela é peça chave para a harmonização de pratos de complexidade média porque mistura leve adocidado do malte, amargor médio do lúpulo, boa carbonatação e aromas florais assertivos. Para acompanha-la, aposte em frutos do mar, como camarão, porquinho ou lula frita. A cerveja vai limpar a gordura do paladar sem se sobressair ao sabor delicado do petisco.

WITBIER

A Witbier possui um estilo turvo, cítrico, com carbonatação alta e um toque condimentado que combina muito praia. Ela é tradicionalmente feita com trigo, sementes de coentro e raspas de laranja. Algumas cervejarias ainda usam cascas de limão siciliano, tudo para dar uma turbinada no caráter cítrico.

Para harmonizar esse estilo de cerveja sem errar, escolha uma salada caprese ou mesmo ostras com limão e sal. Ambos os elementos possuem acidez, leveza e um toque temperado.

SESSION IPA

No verão, outra ótima pedida é a Session IPA. Para ser considerada “Session”, uma cerveja deve possuir menos do que 5% de teor alcoólico e ter elevada drinkability, ou seja, chamar para o próximo gole. Apesar do corpo mais baixo, a Session IPA mantém os sabores e aromas intensos de lúpulo.

Para equilibrar a intensidade da cerveja, dê uma incrementada na intensidade do prato. Você pode escolher uma fritura, como um pastel de queijo minas, ou contraste o amargor da cerveja com o salgado do presunto de parma ou salame.

 


Nathalia Marques