Quem mora perto de bares é mais feliz Segundo estudo, vizinhos de barzinhos locais também têm mais amigos e são menos propensos a beber em excesso gplus
   

Quem mora perto de bares é mais feliz

Segundo estudo, vizinhos de barzinhos locais também têm mais amigos e são menos propensos a beber em excesso

Confira Também

Sabe aquele seu amigo que não sai do barzinho perto de casa? Pois é, não é só por causa da cerveja. Segundo um estudo britânico, realizado pela Universidade de Oxford, quem frequenta os bares da vizinhança é mais feliz, enfrenta menos problemas de saúde e corre menos risco de beber sem moderação.

Realizado em bares de Oxfordshire, região sudeste da Inglaterra, o estudo também descobriu que os bares são ótimos lugares para ser fazer amigos, e destaca importância da interação face a face.

Surpreso? É que, segundo os especialistas, os barzinhos funcionam como um ponto de encontro que o ajuda a criar laços com o lugar onde mora e as pessoas da região. Com amigos por perto, você, inconscientemente, se sente melhor e tende a fazer menos besteiras (como dar um 'PT', por exemplo).

"No passado, bem antes da chegada do automóvel, a clientela dos pubs era, em grande parte, local, e nesses lugares, até hoje, as amizades e o senso de comunidade foram sustentados", explica o Robin Dunbar, professor da Universidade de Oxford, no relatório da pesquisa. 

O especialista ainda afirma que a amizade e a comunidade são, provavelmente, os fatores que mais influenciam em nossa saúde e bem-estar.  E quando ele diz isso, quer dizer no sentido de uma conversa "offline", sem mensagens instantâneas, chats ou coisas do gênero. "Fazer e manter amizades é algo que tem que ser feito cara a cara. O mundo digital não pode substituir isso", afirma o pesquisador. 

Mas, em toda a pesquisa, há um detalhe: todos os benefícios de ser vizinho e frequentador de um barzinho se aplica apenas em botecos pequenos. Afinal, bares e pubs grandes sempre recebem diferentes pessoas, o que faz com que seja mais difícil de você se sentir em “casa” e fazer daquele momento com os amigos algo prazeroso.


Nathalia Marques