Einstein: de gênio a canalha Na ciência o cara revolucionou, mas quando o assunto é relacionamento até o popular físico alemão Albert Einstein deixou a desejar gplus
   

Einstein: de gênio a canalha

Na ciência o cara revolucionou, mas quando o assunto é relacionamento até o popular físico alemão Albert Einstein deixou a desejar

Confira Também

Inteligência não põe mesa?

A massa cinzenta do mais memorável físico de todos os tempos pode até apresentar padrões mais complexos que o normal; mas parece que sua genialidade não se estendia ao universo do amor.

Em janeiro de 1903, Albert Einstein se casou com Mileva Maric, a filha mais velha de um oficial do Governo do Império Austro-Húngaro. Juntos, tiveram três filhos. Lieserl Einstein, Hans Albert Einstein e Eduard Einstein. Pelo visto, sexo não era o problema.

Mesmo assim, tudo começou a desabar no 11º ano de casamento. O envolvimento de sua esposa com seus projetos (ela revisava os artigos de Einstein) era tal que o relacionamento profissional floresceu mais do que o romântico. Prova disso é que, quando ganhou o Nobel em 1922, o cientista lhe deu o dinheiro do prêmio.

Ao se dar conta do fim, o alemão tomou uma nobre atitude: propôs a Maric que continuassem juntos para poupar os filhos. Porém, nessa nova equação, Einstein não quis simplificar as coisas. 

O renomado físico redigiu uma “lista de condições” sob as quais Mileva deveria cumprir exigências variadas para manter a união de pé. Cafajeste ou genial?

Aprenda com o mestre e confira a lista completa retirada do livro “Einstein – Sua Vida, Seu Universo”, por Walter Isaacson:

A) Você vai se certificar:
  • que as minhas roupas (lavar e passar) sejam mantidas em boa ordem;
  • que eu receba minhas três refeições no meu quarto regularmente;
  • que o meu quarto e sala de estudo sejam mantidos limpos e, especialmente, que a minha mesa seja reservada para meu uso apenas.
B) Você vai renunciar a todas as relações pessoais comigo, na medida em que não são completamente necessárias por razões sociais. Especificamente, você vai renunciar:
  • que eu sente em casa com você;
  • que eu saia ou viaje com você.
C) Você vai obedecer os seguintes pontos nas suas relações comigo:
  • você não vai esperar qualquer intimidade de mim, nem vai me censurar de forma alguma;
  • você vai parar de falar comigo, se eu pedir;
  • você vai sair do meu quarto ou sala de estudo imediatamente, sem protesto, se eu pedir.
D) Você vai se comprometer a não menosprezar-me na frente de nossos filhos, seja através de palavras ou comportamento.
 
No entanto, a tática não deu muito certo: Mileva e Albert se separaram pra valer em 1914.