CNH: tudo o que você precisa saber antes de tirar a carteira de motorista Veja o passo a passo de como tirar a sua sonhada carteira de motorista gplus
   

CNH: tudo o que você precisa saber antes de tirar a carteira de motorista

Veja o passo a passo de como tirar a sua sonhada carteira de motorista

Confira Também

Tirar a carteira de motorista é o sonho de todo o recém-adulto, isto é, aquele que acabou de completar 18 anos. Entretanto, parece se tornar cada vez mais complicado conseguir a autorização para sair dirigindo por aí: uma coisa que era tão simples a 10 anos atrás, hoje se tornou um verdadeiro desafio para os futuros motoristas. As etapas mudaram bastante de uns tempos para cá, o nível de dificuldade e exigência ficou maior e o processo ficou bem mais complexo – mas nada que um pouco de dedicação não resolva. O procedimento é igual em todos os estados brasileiros – o que irá mudar serão as taxas cobradas, estipuladas em nível municipal.

Seja por sonho, necessidade ou até como uma nova opção de documento oficial, se você pretende ter a CNH em mãos nos próximos meses, mas ainda tem dúvidas de como fazer isso, veja abaixo o passo a passo de como conquistar seu sonho de independência automotiva. 

QUAL É O TIPO DE CARTA QUE EU PRECISO TIRAR?
Existem alguns tipos de CNH: cada uma habilita o motorista a dirigir um tipo de veículo. O tipo A, é somente para motos, o tipo B para carros, tipo C para transportes de carga, D para transportes com mais de 5 passageiros e E para veículos com mais de 6 toneladas e que possuem ou não carga acoplada. 

Mas atenção: algumas categorias dependem de outras. Por exemplo, se você pretende ter categoria C, é preciso ter a B, e assim por diante.

QUAIS AS EXIGÊNCIAS PARA TIRAR A CARTA?
Para ter sua carteira de motorista, você precisa ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir documento de identidade e CPF. Só isso. 

PRECISO IR A UMA AUTOESCOLA OU POSSO TIRAR POR CONTA PRÓPRIA?
Para conseguir a CNH, obrigatoriamente, você precisa fazer o Curso de Formação de Condutor (CFC) em uma autoescola, sendo que antes disso é preciso apresentar no CFC os exames de aptidão necessários – comprovando que você não é nenhum maluco. Você pode se informar a respeito do processo no site do Detran do seu estado, que te direciona para todos os passos até as aulas teóricas, que devem ser feitas obrigatoriamente em uma autoescola. O outro jeito de começar o processo é pela própria autoescola, que adianta alguns passos por você e te acompanha durante todo o processo. Essa última opção, no entanto, costuma pesar um pouco mais no bolso dos alunos. 

COMO ESCOLHER UMA AUTOESCOLA?
Seja para acompanhá-lo em todo o processo ou apenas para fazer as aulas teóricas e práticas, a escolha da autoescola é importante. A dica é levar algumas coisas em consideração: a facilidade de acesso ao local (já que você vai frequentá-lo bastante nos próximos meses), o valor cobrado (cada autoescola cobra um valor diferente), e - é claro - a qualidade dos serviços dela. Você pode conversar com pessoas que já tenham tirado suas habilitações ali para saber o que acharam do serviço e consultar o site do Detran do seu estado a lista com as autoescolas licenciadas, só por via das dúvidas.

E O PREÇO?
A maioria das etapas do processo são pagas. Aquelas que são no Detran tem o preço já determinado (você pode consultá-las no site do Detran do seu estado), já o restante será pago diretamente aos prestadores de serviço, como autoescolas, médicos e psicólogos – e cada um tem o seu valor, por isso, é importante consultar preços antes de fechar negócio. 

Se você optar por começar por uma autoescola, elas cobram um pacote onde todas as taxas e valores dos prestadores de serviço estão inclusas. Ainda assim, vale ler o contrato para entender o que está sendo cobrado, e garantir que não terá custos “surpresa” ao longo do caminho. Agora, se você começar o processo por conta própria, pagará cada etapa separadamente: as taxas do Detran, os custos dos médicos, as aulas teóricas, práticas e no simulador na autoescola, os exames e a emissão da CNH.

QUANTO TEMPO LEVA?
De acordo com o Detran, é possível se habilitar em no mínimo três meses – sim é bastante tempo–, dependendo da disponibilidade do futuro motorista para marcar as aulas e exames necessário. Se o aluno for reprovado em algum processo, o tempo consequentemente vai aumentar. E tem prazo de validade, ok? Você deve concluir o processo em 12 meses, pois, do contrário, deverá refazer todas as etapas – pagando por elas novamente, inclusive.


Nathalia Marques