Home Office: 8 dicas para trabalhar mais motivado e ser mais produtivo em casa A liberdade pode atrapalhar o rendimento e a sensação de isolamento pode ser desmotivadora. Veja como reverter gplus
   

Home Office: 8 dicas para trabalhar mais motivado e ser mais produtivo em casa

A liberdade pode atrapalhar o rendimento e a sensação de isolamento pode ser desmotivadora. Veja como reverter

Confira Também

Por Thiago Perrucci

Cada vez mais profissionais estão se livrando do trânsito caótico das grandes cidades, dos gastos com transporte e dos dias de enchentes para trabalhar no conforto de casa. Entre muitas vantagens, as principais são a economia de tempo e dinheiro. Porém, a liberdade proporcionada pelo Home Office Brasil pode atrapalhar o rendimento e a sensação de isolamento pode ser desmotivadora. Nessa forma de trabalho a autodisciplina é ainda mais importante porque não terá ninguém te impondo regras. Confira algumas dicas para se manter motivado em seu home office.

#1 DETERMINE TAREFAS PARA CADA MOMENTO DO DIA
Não precisar correr para chegar atrasado e não ter que cumprir horário é uma vantagem, mas que deve ser bem administrada. A falta de regras pode prejudicar a produtividade do profissional. É recomendável que ele determine momentos do dia para cada tarefa. Um tempo para responder e-mails e se manter informado, outro dedicado à comunicação com o superior e ao trabalho em equipe e um período exclusivo para executar as tarefas mais difíceis é a situação ideal.

#2 TIRE O SEU PIJAMA
Óbvio que não é necessário colocar terno e gravata para trabalhar em casa, mas trocar de roupa causa um efeito psicológico que ajuda a definir o limite entre o trabalho e o descanso. 

#3 SEPARE OS SEUS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Uma das desvantagens é que agora todos seus assuntos profissionais e pessoais serão resolvidos no mesmo lugar. A dica é, se possível, ter um telefone e um computador próprio para a empresa, mas caso não seja, um e-mail diferente será de grande ajuda para manter o foco.

#4 MUDE O SEU LOCAL DE TRABALHO
Ter um sofá ou a cama por perto pode ser muito tentador. Se você está naquele dia em que é difícil manter a concentração, vale a pena levar o trabalho para um lugar público porque estando lá, ser produtivo é a única coisa que te resta a fazer. Dar uma saída de casa para caminhar e espairecer pode revigorar o corpo e estimular a criatividade.

#5 NÃO SEJA APENAS VOZ E TEXTO
Quando a comunicação fica só entre telefonemas e os textos das mensagens, existe um problema. Em qualquer tipo de relação, o contato visual é muito importante. Além de ser mais humanizado é fundamental você ler as pessoas enquanto conversa. Para isso, usufrua bastante das videoconferências. Vale a pena agendar um horário em que será possível ver as pessoas com quem trabalha. O mesmo serve para as reuniões. O uso da teleconferência é importante, mas para isso é preciso fazer um teste antes para garantir que seus aparatos tecnológicos estejam em dia e assim evitar o risco de falhar ao enviar um arquivo importante, por exemplo. 

#6 NÃO SE ISOLE COMPLETAMENTE
O ideal é que o distanciamento do home office seja apenas físico. É completamente necessário e saudável falar com a equipe sobre assuntos pessoais e informais, ao invés de conversar apenas sobre assuntos de trabalho. Claro que para isso também é preciso reservar um tempo e estabelecer um limite.

#7 MARQUE UM ALMOÇO COM OS "COLEGAS"
Melhor que utilizar as ligações e mensagens instantâneas, é marcar um almoço com os colegas de trabalho. Nem sempre será possível porque dependerá da distância em que cada um está, mas é uma excelente opção para falar um pouco sobre o trabalho e o restante do tempo sobre a família e os planos para as férias.

#8 PARTICIPE DE EVENTOS DA EMPRESA
Por ora é recomendável que visite o escritório e participe dos eventos que a empresa promove. Neles o clima é descontraído e essa é a hora em que você deve aproveitar para interagir com as pessoas e não se sentir um estranho em sua própria empresa.