Profissão: estresse O trampo tá pegando? Saiba o que seu chefe, colegas e até o seu computador têm a ver com isso -- e use a situação a seu favor gplus
   

Profissão: estresse

O trampo tá pegando? Saiba o que seu chefe, colegas e até o seu computador têm a ver com isso -- e use a situação a seu favor

Confira Também

Responda rápido, o que te deixa mais puto no trabalho? Se você pensou na correria diária para cumprir prazos e metas, não foi por acaso: a maioria das pessoas considera esta condição como a mais estressante de todas. Enquanto alguns simplesmente passam a ficar com mulheres mais gordinhas, não são poucos os estressados que buscam maneiras de aliviar os sintomas deste mal da vida urbana. 

Numa recente pesquisa realizada pelo site Trabalhando.com com 451 profissionais – 288 mulheres e 163 homens – 28% deles respondeu que o que causa mais estresse é trabalhar sob pressão. Em segundo lugar, com 26%, ficou a falta de ferramentas adequadas, como computadores ruins, cadeiras desconfortáveis e etc. Mas o mau humor dos chefes também tem sua parcela: 22% dos entrevistados afirmou engolir sapos por conta dele. 

Por outro lado, apenas um décimo dos participantes do estudo considera trabalhar mais horas do que deveriam algo verdadeiramente estressante. Nos últimos lugares vieram o salário menor que o dos colegas (10%) e 4% apontaram outros motivos. Para o diretor-geral da empresa, Renato Grinberg, o fato das respostas estarem bem mescladas apenas reforça a ideia de que cada profissional acredita que o estresse seja gerado por um motivo específico. Diante das inúmeras situações que podem levar alguém ao desgaste físico e mental, veja abaixo algumas formas de segurar a onda sem deixar a peteca cair.

CANALIZANDO A TENSÃO
Segundo o especialista, uma maneira preservar sua saúde sem abdicar da carreira é usar o que ele acredita estar causando estresse a seu favor. “Trabalhar sob pressão, por exemplo, pode ter um lado positivo, pode servir como combustível para mostrar sua eficiência”, garante ele. No entanto, um estudo feito pela Universidade do Kansas, nos EUA, revelou que o simples ato de sorrir (mesmo que de maneira forçada) ajuda bastante a aliviar o desconforto.

NINGUÉM VAI ADIVINHAR
Quando algum equipamento não funciona adequadamente, é importante levar o problema ao seu superior para que ele possa providenciar a solução para o que não vai bem. Computadores ou softwares desatualizados, bem como a infraestrutura do local de trabalho em geral, influenciam diretamente no rendimento -- e usar isso como justificativa para um fracasso não é desculpa. “Esse tipo de situação é simples de se resolver, muitas vezes em uma simples conversa com seu superior o problema pode ser sanado e você pode até ganhar um equipamento novo”, comenta Grinberg.

DE SUBORDINADO PARA CHEFE
Quanto ao mau humor a única dica é o diálogo, seja com o chefe ou com os colegas. “Em uma empresa, não importa o porte, é essencial ter liberdade para expor as dificuldades. É importante ter espaço para conversar, assim você cria um ambiente mais harmonioso e o trabalho torna-se mais proveitoso”, conclui Grinberg.