Neymar está pronto para ser o melhor jogador do mundo? O Brasil voltou a ter um finalista no Bola de Ouro da FIFA. Mas Neymar já está no nível de Messi e Cristiano Ronaldo? gplus
   

Neymar está pronto para ser o melhor jogador do mundo?

O Brasil voltou a ter um finalista no Bola de Ouro da FIFA. Mas Neymar já está no nível de Messi e Cristiano Ronaldo?

Confira Também

Neymar, Neymídia ou Neymito? Desde que surgiu no Santos e começou a chamar a atenção pelo seu bom futebol, Neymar vem convivendo com os dois lados da moeda de ser a maior esperança do futebol brasileiro, que é carente de craques e ídolos. Tanto a mídia, quanto os torcedores têm colocado o atacante ou no céu ou no inferno. Mas afinal, o camisa 10 da Seleção Brasileira é mesmo o novo Pelé ou é apenas um atleta mediano inventado pela Rede Globo para ocupar um espaço vazio desde que Kaká e Ronaldinho Gaúcho deixaram de ser jogadores de classe mundial? 

A verdade é que desde cedo a pressão em cima do ainda menino sempre foi enorme e a exigência exclusiva, já que era única esperança de que ele fizesse com 18, 19 ou 20 e poucos anos coisas que estávamos acostumados a ver diversos jogadores brasileiros fazer durante toda a nossa vida. 

O tempo passou e como era de se esperar o jogador foi lapidando a sua técnica e pegando experiência e na sua terceira temporada de futebol europeu já concorre ao prêmio mais cobiçado do futebol mundial, o Bola de Ouro. 

Mas, será que Neymar já está pronto para desbancar Lionel Messi e Cristiano Ronaldo e ser eleito o melhor jogador do mundo? A pressão dos torcedores e da imprensa brasileira já começou e, apesar de todos os indícios apontarem para mais uma vitória de seu parceiro de time Lionel Messi, como a votação é fechada para jornalistas selecionados, treinadores e capitães de seleções, a possibilidade apesar de mínima, existe. Abaixo listamos cinco motivos para acreditar e cinco para desacreditar que a Bola de Ouro vai para as mãos de Neymar Jr.

Motivos para acreditar: 


Melhor fase entre os três finalistas atualmente
É inegável que no momento, a fase de Neymar é melhor do que a de Cristiano Ronaldo, que não vem brilhando como antes no Real Madrid, e de Messi, que esteve lesionado desde setembro. Na lista de artilharia do atual Campeonato Espanhol, o brasileiro está na frente dos dois concorrentes com 14 gols, o gajo tem 9 e o argentino apenas 4.
O fato do jogador brasileiro estar em melhor fase durante o período de votação pode influenciar alguns votos.

Melhor média na Seleção
Com apenas 23 anos, Neymar já consta na lista dos 5 maiores artilheiros da história da Seleção Brasileira com 46 gols, atrás apenas de  Pelé (95),  Zico (66), Ronaldo (62) e Romário (55). A média do jogador é de 0,66. Messi tem 51 gols em 101 jogos, média de 0,5. Já Cristiano Ronaldo tem 55 gols em 123 jogos e a pior média entre os três 0,44.

Deixou o Brasil chegar...
Há quem acredite que o prestígio do Brasil no futebol possa contar a favor. A primeira Bola de Ouro, que teve Cristiano Ronaldo e Messi, também foi a última que teve um brasileiro na grande final. Foi em 2007, com Kaká, e o mesmo se sagrou o vencedor. 

Protagonista do Barcelona
Se Neymar já é protagonista na Seleção há alguns anos, a lesão de Messi no Barcelona só provou para os fãs do futebol que ele também é capaz de ser protagonista no Barcelona. Sem a presença do argentino durante dois meses, o nível de jogo do clube espanhol não caiu e Neymar brilhou chamando a responsabilidade de conduzir o time e com direito a assistências e golaços, como o marcado na partida contra o Villareal, que já é forte concorrente ao prêmio Puskas do ano que vem.

Força midiática
Desde 2008, Neymar sem dúvidas é o concorrente que mais tem força midiática entre aqueles que confrontaram Messi e Cristiano Ronaldo na grande final. Com um contrato milionário com a Nike e grande valor de mercado, o brasileiro foi eleito no início do ano o quarto atleta mais valioso do mundo, atrás apenas dos dois da lista e do belga Eden Hazard. Em outros anos Fernando Torres, Iniesta, Xavi, Ribery e Neuer foram os concorrentes e, por mais que sejam ótimos jogadores, não tem a mesma grife que NJR perante a mídia.

-

Motivos para não acreditar:

O primeiro semestre sensacional de Messi
Apesar da lesão que o atrapalhou na reta final do ano, o primeiro semestre do argentino foi fenomenal. Eleito o melhor jogador da última temporada do espanhol, Messi também foi eleito o melhor jogador da Europa na temporada 2014-2015. O histórico do craque dispensa maiores comentários.

Seguidas quebras de recordes de CR7
Embora o Barcelona de Messi e Neymar tenham levado os títulos da Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e Copa do Rei, individualmente, o ano de Cristiano Ronaldo está longe de ser ruim. Ao fim da temporada 2014/15, Ronaldo estabeleceu um novo recorde pessoal ao marcar 61 gols na temporada. Em agosto, o jogador se tornou o maior artilheiro da história do Real Madrid, ultrapassando Raúl que tem 323 gols. Na mesma época, Cristiano Ronaldo completou a marca de mais de 500 gols na carreira. Além disso, o português já é o artilheiro na atual edição da Champions League com 7 gols e voltou a passar Messi e agora é o maior goleador da história da competição, com 85 gols contra 79 do argentino. 

Hegemonia da dupla concorrente
Nos últimos sete anos, ou Messi ou Cristiano Ronaldo ficaram com o troféu Ballon D'or oferecido pela FIFA. O português venceu em 2008, 2013 e 2014 enquanto o argentino ganhou quatro vezes consecutivas de 2009 a 2012. Dificilmente alguém que aparece pela primeira vez entre os finalistas chegaria acabando com esta hegemonia da dupla.

Péssima Copa América
Se vai bem melhor do que seus concorrentes, historicamente na Seleção, a expulsão e punição de Neymar durante a Copa América pode custar bem caro para ele, já que apesar de não ter brilhado na mesma competição, Messi chegou com a Argentina até a final do torneio. Já Cristiano Ronaldo cumpriu com sua obrigação e classificou sem maiores dificuldades Portugal para a Eurocopa.

O mais jovem entre os três
Neymar tem apenas 23 anos e é o mais jovem entre os candidatos e isso pesa contra o jogador, já que o sentimento no mundo do futebol é que o auge de Messi (28) e CR7 (30) ainda não chegou ao fim e que Neymar ainda precisa evoluir mais para chegar ao mesmo nível dos dois.

Palpite: 


Apesar de ter evoluído bastante e com certeza merecer estar entre a lista dos três melhores do mundo, o palpite é que Neymar fique na terceira colocação. Cristiano Ronaldo deve ficar em segundo lugar, enquanto Lionel Messi deve conquistar a sua quinta Bola de Ouro na história. 

Pelo sistema de votação vigente na FIFA, alguns jornalistas selecionado pelos países associados e treinadores e capitães de cada uma das seleções têm direito a escolher três nomes na lista de 23 lançada pela associação máxima do futebol em setembro. 

Nem todos estes que têm direito a voto acompanham o futebol com grande foco e atenção e acabam escolhendo os seus votos por nome, ou seja, se você tem direito a votar em três jogadores no mundo, deixaria Messi e Cristiano Ronaldo de fora?

Ainda é muito mais fácil trocar o nome de Neymar por outro jogador do que abdicar dos dois outros concorrentes. Mas estar entre os três melhores do mundo, ao lado desses monstros consagrados, já pode ser considerada uma grande vitória ao brasileiro. Que esta experiência sirva de motivação para o craque evoluir cada vez mais e chegar em breve no tão cobiçado prêmio.


Juliano Buzato