Troque a academia de musculação pelas lutas Se você anda cansado da rotina monótoma e solitária das academias de musculação, está na hora de experimentar as artes marciais gplus
   

Troque a academia de musculação pelas lutas

Se você anda cansado da rotina monótoma e solitária das academias de musculação, está na hora de experimentar as artes marciais

Confira Também

Você não aguenta mais as três séries disso ou três séries daquilo que lhe disseram para fazer na academia? O projeto verão foi abandonado e aquela barriga de chope voltou a aparecer? Tudo isso porque você não suporta os monótonos e solitários treinos da academia?  Não se preocupe, existe alternativa mais emocionante e divertida para aprimorar sua saúde corporal e mental: as artes marciais. Se ainda tem dúvida de sua eficiência, confira os motivos para dar um tempo da esteira e correr para os tatames.

As artes marciais auxiliam na eliminação de gorduras e obtenção de massa muscular. Os esportes de combate exigem muita resistência, agilidade e força do praticante, por isso o condicionamento físico é uma preocupação comum em todas as lutas. O método para melhor preparar o aluno varia de luta para luta e de treinador para treinador, mas no geral, são aplicados exercícios aeróbicos e funcionais, que segundo Ítalo Almeida, mestre de taekwondo, propicia o aumento da massa muscular sem perder a agilidade e explosão muscular, fundamentais para qualquer lutador. Algumas modalidades como jiu-jitsu e muay thai chegam a gastar até 1000 calorias em  hora de treino puxado.

Além do condicionamento, as lutas oferecem técnicas de defesas pessoais que nunca serão ensinadas nas academias de musculação. Apesar de cada arte marcial ter suas técnicas específicas, está se tornando mais comum encontrar academias especializadas em Mixed Martial Arts (MMA), categoria que engloba os principais golpes de cada categoria.

As artes marciais prezam muito pelos aspectos mentais de cada atleta. Ao contrário de que muitos pensam, a luta começa internamente, antes mesmo do primeiro golpe. Equilíbrio e foco são fundamentais. Sem estes princípios o lutador estará destinado ao fracasso, pois faltará concentração, e a qualquer momento poderá ser nocauteado. Luta não é briga. Ficar nervosinho só fará será ruim para o competidor.

Respeito e disciplina são os ensinamentos das artes marciais. O professor de judô Caio Kanayama destaca: "Logo na primeira aula isso é notado. Desde o momento que o aluno entra do tatame, é ensinado a saudar seu professor." Caio também afirma que qualquer desvio de conduta do judoca está sujeito a punições, que podem variar da repreensão até a expulsão do aluno. 

O que se aprende dentro de uma academia de artes marciais vai muito além de emagrecer ou definir a musculatura. São valores que serão levados para toda vida. Vale a pena pensar nisso. 


Guilherme de Souza Guilherme