Alimentos pra fortalecer seu fígado Memorize tudo aquilo que você pode consumir pra turbinar o órgão – e os itens que devem ficar definitivamente fora do cardápio gplus
   

Alimentos pra fortalecer seu fígado

Memorize tudo aquilo que você pode consumir pra turbinar o órgão – e os itens que devem ficar definitivamente fora do cardápio

Confira Também

Se você só lembra do seu fígado depois do porre, vale a pena saber: ele é o órgão mais envolvido no metabolismo dos alimentos.  Especialistas concordam que não existe uma ingestão segura de álcool e, sempre que possível, ele deve ser evitado.  “A maioria dos produtos finais da digestão é transportada diretamente ao fígado, onde são armazenados, ressintetizados ou transportados a outras partes do corpo”, explica Sabrina Jubett, nutricionista da Clínica Livon, de Joinville (SC). 

O que acontece com o fígado quando tomamos um porre?
O fígado é responsável por tornar o álcool o menos agressivo possível para o nosso organismo. Quando a ingestão de bebidas é excessiva, esse trabalho torna-se praticamente impossível. “O álcool que ingerimos é absorvido através do estômago e do intestino delgado, alcançando rapidamente a corrente sanguínea. Uma vez diluído no sangue, começa a sua ação devastadora. Neste momento o fígado busca eliminar os efeitos nocivos das bebidas”, garante Jubett. A ingestão constante de bebidas alcoólicas pode levar ao desenvolvimento da hesteatose hepática (gordura no fígado), hepatite ou cirrose.

Alimentos pra fazer o órgão se recuperar mais rapidamente 
Para que haja uma recuperação mais rápida dos sintomas causados pelo excesso do consumo de álcool, procure comer alimentos de fácil digestão. Veja a seguir quais alimentos são capazes de fortalecer o fígado: 

1. Água
A Dra. Cátia Medeiros, nutricionista da Clínica Atual Nutrição, explica que a água é um dos componentes primários na proteção do fígado, fundamental para ajudar a eliminar toxinas. “O fígado é responsável por produzir a bile (ou suco biliar), que atua na digestão de gorduras, como se fosse um detergente. E para realizar esta produção ele precisa de muita água.” 

2. Abacaxi, mamão e maçã
Além de serem pobres em gordura, o abacaxi e o mamão ajudam no controle glicêmico, diminuindo a absorção de outras gorduras e melhorando o processo de perda de peso. Medeiros conta que “por possuírem enzimas como a bromelina e a papaína”, ambos facilitam a digestão dos alimentos, aliviando o trabalho do fígado no processo. “Já a maçã possui a pectina, fibra que auxilia no trabalho do fígado por ser um tipo de fibra solúvel. Assim, ela ajuda na diminuição da taxa de colesterol e facilita a digestão de gorduras pelo organismo”, destaca a nutricionista.
 
3. Legumes, verduras e ervas
Existem alguns alimentos que, quando há um consumo frequente deles, auxiliam no processo de desintoxicação hepática e fortalecem o fígado. Medeiros recomenda o consumo de “alcachofra, couve, couve-flor, brócolis, repolho, chicória, jiló, escarola, brotos, alho, cebola, alecrim, círcuma, clorella, clorofila e chás como alcachofra, chá verde, dente de leão e erva doce.”

Para manter a saúde do fígado 
Evite alimentos de difícil digestão, diminua a ingestão de gorduras saturadas, açúcares refinados ou alimentos fritos já que geram muitos resíduos metabólicos. “Substitua os carboidratos refinados por complexos, consuma frutas e vegetais. Também é necessário evitar todos aqueles alimentos que possam sobrecarregar a função hepática, como bebidas alcoólicas, aditivos ou poluentes químicos e, na medida do possível, fazer o menor uso de medicamentos”, destaca Jubett.

Em casos de comprometimentos hepáticos
Uma das primeiras orientações é abster-se de bebidas alcoólicas para auxiliar na recuperação do órgão. “Se você já se encontra com a digestão ruim, sensação de empachamento, boca amarga, já são sinais para ficar alerta”, afirma Medeiros. “Mas de forma geral, as alterações do órgão são mais silenciosas, o que torna mais difícil detectar a hora de pisar no freio”. Ela sugere que o ideal é manter um estilo de vida saudável com checkups pelo menos anuais ou semestrais, “e manter moderação em tudo que se consome.”


Danilo Barba