Jovens que postam a bebedeira na redes sociais podem desenvolver alcoolismo Segundo estudo, postar seus drinques na internet está mais ligado ao abuso do álcool do que beber em si gplus
   

Jovens que postam a bebedeira na redes sociais podem desenvolver alcoolismo

Segundo estudo, postar seus drinques na internet está mais ligado ao abuso do álcool do que beber em si

Confira Também

Sua rede social pode falar muito sobre você. E, principalmente, dar indícios de alguma coisa não está certa. O novo perigo agora, segundo pesquisadores americanos, é que jovens que tem o costume de postam fotos bebendo em suas redes sociais tem chances maiores de ter problemas com álcool.

O estudo, na Universidade Estadual da Carolina do Norte, contou com 364 estudantes, e concluiu que os voluntários que tinham o hábito de publicar conteúdo relacionado a bebidas alcoólicas - isso inclui check-ins, piadas sobre bebida e falar que estava bebendo ou que está de ressaca - também eram os que apresentavam problemas com álcool com mais frequência. Ou seja, se envolviam em brigas, faltavam às aulas ou trabalho e tinham notas altas em questionários que avaliavam o risco de desenvolver dependência do álcool

Este resultado, claro, é preocupante. Segundo estudos anteriores, quase todos os jovens tem o costume de postar conteúdos relacionados ao consumo de álcool, sendo 40% antes de entrar na universidade, e 90% após o primeiro ano. 

Mas o que surpreendeu os cientistas é que postar sobre os seus drinques está mais ligado ao abuso do álcool do que beber em si. 

Os cientistas testaram outra hipótese, com outro questionário, e viu que os jovens que tem o hábito de postar a bebedeira na internet foram os que mais se identificavam com frases como "beber é parte de quem eu sou" ou "beber é parte central da experiência na faculdade".

Em contra partida, aqueles que bebiam, mas ficavam longes da internet, relataram uma quantidade menor de problemas relacionados ao álcool.

A explicação para isso, segundo a pesquisa, nós já conhecemos: os jovens, principalmente universitários, têm a cultura de associar a própria identidade com o hábito de beber. O que facilita a perda de controle.

O perigo é que os jovens caiam em um ciclo vicioso e perigoso: postam ou associam o consumo do álcool nas redes, recebem um feedback positivo dos amigos através das curtidas e comentários e acabam por beber e postar cada vez mais.


Nathalia Marques