15 mitos sobre o álcool para você esquecer Nem sempre tudo o que se diz por aí é real. Saiba os principais enganos que muitas pessoas cometem ao sair pra beber gplus
   

15 mitos sobre o álcool para você esquecer

Nem sempre tudo o que se diz por aí é real. Saiba os principais enganos que muitas pessoas cometem ao sair pra beber

Confira Também

Todo homem gosta de ir para o bar com os amigos no fim do expediente e curtir bastante, certo? Mas deixar o bom senso em casa nem sempre é uma boa ideia. Às vezes, quando se quer beber um pouco além da conta sem aquele peso na consciência, nos esforçamos para acreditar em algumas crenças acerca da bebida não têm fundamento. Mas esse comportamento, além de prejudicial à saúde dos festeiros, é arriscado devido às inúmeras besteiras que podem acontecer por causa do álcool em excesso.

Desmistificamos 15 desses mitos sobre o álcool. Confira:

#1 "O problema é misturar, não beber"
Álcool é álcool. Não importa se você gosta de beber só vinho, cachaça, cerveja ou tudo junto de uma vez só. Seu fígado ainda vai sofrer as consequências e você vai passar mal. É a quantidade de álcool no organismo que irá determinar o bem estar ou não da pessoa.

#2 "É só tomar uma ducha fria e tomar café bem forte"
Somente tempo é capaz de eliminar o álcool do organismo. Depois de uma cerveja, por exemplo, leva aproximadamente uma hora para a maior parte do álcool ser eliminada. A ducha fria e o café vão te manter acordado, mas não são capazes de deixar ninguém sóbrio.

#3 "A idade não influencia em nada na bebedeira"
Apesar da quantidade de bebida consumida ainda ser o principal fator a ser considerado, a idade também é importante para determinar o nível de bebedeira. Pessoas mais jovens têm pouca capacidade de julgamento ao consumir álcool e tendem a exagerar mais, enquanto as mais velhas ficam mais sensíveis aos efeitos por causa da redução da massa muscular e da menor quantidade de água no corpo.

#4 "Cerveja e vinho são fracos e não causam ressaca"
Qualquer bebida consumida em excesso tem a capacidade de causar uma ressaca, variando somente a intensidade conforme a quantidade de álcool no organismo.

#5 "Beber só corta o efeito dos remédios"
O consumo de álcool quando se está tomando medicamentos não é indicado, pois os efeitos dos remédios podem ser intensificados ou neutralizados, além de poder afetar a coordenação motora de forma brusca. 

#6 "E essa barriga de cerveja aí?"
A cerveja também contém uma grande quantidade de calorias que, quando consumidas em excesso, provocam o aumento de peso, porém ele não acontece somente na barriga, mas de maneira geral. Quando bebida moderadamente, a cerveja não engorda.

#7 "Beber antes de dormir ajuda no sono"
Após beber, o corpo vai precisar metabolizar o álcool, o que pode influenciar o sono, mas não vai ser tão bom como esperado. Logo após o organismo terminar a tarefa, podem vir roncos, pesadelos, dores de cabeça, problemas digestivos, suores e aquela vontade louca de levantar no meio da noite pra fazer xixi.

#8 "Bebe um pouco pra se esquentar"
Sim e não. O que acontece realmente é que o álcool faz os vasos sanguíneos dilatarem e o sangue circular mais perto da superfície da pele, causando a sensação de calor. Com isso, porém, há uma maior troca de calor entre o corpo e o ambiente, ou seja, o corpo perde calor com o consumo do álcool.

#9 "Deixar ele dormir que é melhor"
Nunca é uma boa ideia. Principalmente deixar o bêbado de costas ao dormir. Isso porque ele pode se sentir mal durante a noite a sufocar ao vomitar. O ideal é deixar ele deitado de lado ou tentar deixá-lo sóbrio antes de colocá-lo na cama (ou no chão mesmo).

#10 "Quer saber como enganar o bafômetro?"
Pastilhas de menta e pedras de gelo não passam de teorias furadas. O bafômetro dificilmente vai ser enganado por um truque barato desses. Além disso, a bebedeira já vai estar bastante evidente se você nem conseguir andar em linha reta ou formar uma frase que faça sentido.

#11 "Os efeitos da bebida alcoólica no corpo da mulher são iguais aos do homem"
O consumo da mesma quantidade de álcool afeta as mulheres mais rapidamente do que os homens devido à menor quantidade de água no corpo feminino, o que contribui para uma maior concentração de bebida no organismo delas.

#12 "Beber melhora o desempenho sexual"
A bebida pode até aumentar o desejo sexual e diminuir a inibição, o que contribui para momentos mais quentes, mas em excesso o álcool pode comprometer o desempenho devido à diminuição do hormônio testosterona.

#13 "Cerveja é menos nociva que outras bebidas"
Apesar do grau menor de álcool, se consumida em excesso a cerveja pode ser tão nociva quanto qualquer outra bebida, pois é apenas a quantidade de álcool no organismo que importa. Não adianta virar várias cervejas achando que não vai passar mal depois.

#14 "O álcool causa o alcoolismo"
O alcoolismo é uma doença ainda sem fator definido, mas apenas o consumo de álcool não é capaz de causá-la. É mais provável que elementos de origem genética, psicológicos e ambientais se juntem criar o alcoolismo.

#15 "Vomitar ajuda a passar a bebedeira"
Vomitar não vai ajudar em nada. Quando se está bêbado, o álcool já foi absorvido pelo organismo e passou para a corrente sanguínea e só o tempo irá fazê-lo desaparecer. Vomitar irá servir apenas para a pessoa pagar mico mesmo.


Luis Carvalho