Entenda como a ciência define os tipos de bêbados Universidade de Missouri garante que existem somente quatro tipos de bêbados. Saiba como a pesquisa chegou a essa conclusão gplus
   

Entenda como a ciência define os tipos de bêbados

Universidade de Missouri garante que existem somente quatro tipos de bêbados. Saiba como a pesquisa chegou a essa conclusão

Confira Também

De acordo com um grupo de pesquisadores da Universidade de Missouri do estado americano de Columbia, só há apenas quatro tipos de bêbados ao redor do globo. O estudo que foi publicado na revista especializada Addiction Research & Theory afirma que, segundo a amostra analisada, há quatro tipos de bêbados, representados por quatro personagens conhecidos da realidade e da ficção: Ernest Hemingway, Mary Poppins, Mr. Hyde e Professor Aloprado.

Para chegar a essa conclusão os pesquisadores analisaram as descrições de comportamento de 374 estudantes universitários dos Estados Unidos, com idade média de 18 anos. Os participantes tinham que avaliar suas personalidades e as dos "companheiros de copo", em estado de sobriedade e de embriaguez, segundo cinco fatores de comportamento: extroversão, afabilidade, estado de consciência, estabilidade emocional e intelecto. Confira os resultados: 

Tipo 1 - Ernest Hemingway: a lenda da literatura, Ernest Hemingway (Paris é Uma Festa, Por Quem Os Sinos Dobram, O Verão Perigoso) uma vez presumiu que podia beber qualquer quantidade de whisky sem ficar bêbado. O primeiro tipo de bêbado não revela mudança notável de personalidade quando passam da sobriedade à embriaguez.

Tipo 2 - Mary Poppins: O segundo tipo de bêbado se comporta como a babá super otimista do filme homônimo de 1964, ou seja, são particularmente agradáveis quando bêbados, evidenciando um comportamento simpático e amigável. Ficam ainda mais agradáveis e extrovertidos pela ação do álcool.

Tipo 3 - Professor Aloprado: a personalidade desse grupo faz referência ao personagem (imortalizado pelos atores Jerry Lewis e Eddie Murphy) que muda de personalidade por uma questão química e se transforma em alguém muito mais extrovertido do que o normal.

Tipo 4 - Mr. Hyde: a classificação desse grupo se inspira na personalidade sinistra de Mr. Hyde, o personagem fictício de Robert Louis Stevenson. Seus integrantes se caracterizam por uma redução elevada do estado de consciência, intelecto e afabilidade quando bêbados.

Embora os quatro tipos de bêbados apresentados na pesquisa abordem de maneira global o universo alcoólico, é evidente que trata-se de classificação superficial, porque na verdade existem muitos outros tipos de bêbados espalhados por aí. 

Pensando nisso e munido de todo o meu conhecimento agregado através de décadas em bares, botecos, baladas, pubs, postos, ruas desertas, ruas movimentas, praças, casas na praia, no campo e casas de sapê, resolvi selecionar os tipos de bêbados mais comuns, porque além de ser bêbado, eu também me considero um estudioso da minha própria espécie. 

#1 - Bêbado milionário 
Infelizmente me enquadro neste grupo. Basta umas doses a mais e pronto! Milagrosamente fico rico. O bêbado milionário não se contenta apenas em beber muito, ele quer que todos bebam muito, e quanto mais opções de drinks diferentes, melhor. Lembrando que só vale parar quando o cartão não passar mais, ou o dinheiro dentro da carteira desaparecer. 

#2 - Bêbado sexy 
Às vezes me enquadro neste grupo também. O bêbado sexy além de perder a noção do ridículo, esquece que quando bebe,  enxerga as outras pessoas mais belas e não o contrário. Ou seja, um pole dance em uma balada pode ser uma combinação letal. 

#3 - Bêbado briguento
Certamente o pior tipo de bêbado, basta tomar umas e pronto, encarnou o Bruce Lee e quer sair descendo o sarrafo em tudo que se mexer, ou pior, arranjar confusões desnecessárias com quem está quieto. 

#4 - Bêbado chorão
Você pode até ter chorado vez ou outra quando estava bêbado. Mas existe um grupo especial de bêbados que não perde uma única oportunidade de chorar, seja de alegria ou tristeza. 

#5 - Bêbado sem limites 
Todo mundo tem aquele amigo que bebe como se não houvesse amanhã. O bêbado sem limite não para de beber até cair, certamente este é um dos tipos mais perigosos, porque o coma alcoólico é o limite. Geralmente, este é o cara que passa mal e vomita na balada.   

#6 - O bêbado que quer embebedar todo mundo
Sabe aquele amigo que ao cruzar a linha que separa a sobriedade da embriaguez começa a te oferecer doses copiosamente? Pois é, ele quer te embebedar também, porque ele sabe que é necessária uma quantidade considerável de bêbados para se instaurar uma anarquia no bar. 

#7 - Bêbado filosofo
Você provavelmente já cruzou com algum desses em seu caminho. Eles existem e são muitos, enquanto uns tentam explicar o porquê de todas as coisas do mundo, outros lhe dão lições de moral e ética e às vezes até lições de cunho religioso. Fiquem atentos, bêbados filósofos podem tomar minutos preciosos do seu tempo. 

#8 - Bêbado tarado
Diferente do bêbado sexy, que se contenta em se exibir, o bêbado tarado quer consumar o coito, ou pelo menos uns apertos aqui e ali. Munido de um celular, o bêbado tarado é implacável, sobra xavecos e nudes para todas as amigas que tiveram o azar de estar online.

#9 - Bêbado orgulhoso
Não basta estar bêbado, o mundo precisa saber de tal feito. O bêbado orgulhoso gosta de mostrar para todo mundo que está bêbado e o quanto isso é legal. Geralmente são adolescentes.  

#10 - O bêbado que não está bêbado
Com toda a certeza este é o espécime mais curioso entre todos. O bêbado que não está bêbado é aquele cara que está visivelmente alcoolizado e tenta provar a todo custo que não está. Normalmente ele faz um quatro com as pernas, na tentativa desesperada de mostrar que ainda lhe resta equilíbrio. 


Marcel Costa