Top 10: Nocautes do UFC em 2011 Relembre os melhores nocautes do ano (que ainda não acabou) no principal octógono de MMA na atualidade. gplus
   

Top 10: Nocautes do UFC em 2011

Relembre os melhores nocautes do ano (que ainda não acabou) no principal octógono de MMA na atualidade.

Confira Também

Na onda do MMA em alta em todo o mundo, muitos são (e foram) os promotores de grandes lutas, tais como Strikeforce, Bellator e Dream, além dos tradicionais e já extintos Pride e WEC. Porém, não restam mais dúvidas de que Dana White foi o único capaz de "encoleirar" os melhores do esporte na atualidade, salvas raras exceções, monopolizando as melhores lutas do ano em seu octógono – consequentemente, os melhores nocautes. Confira uma lista com os dez mais de 2011 do Ultimate Fighting Championship, o famoso UFC.

10º Anderson Silva KO Yushin Okami
Quem esperou ansiosamente para ver a luta entre Anderson Silva e Yushin Okami no UFC Rio 2011 sabe bem que a única dúvida era: em qual round Spider irá nocautear esse japonês louco. Pois, para quem assistiu a primeira luta entre os dois, em 2006, sabe bem que aquela derrota (a última de Anderson Silva), não foi derrota de fato, mas sim uma desclassificação. Até sem querer o Spider derruba seus oponentes, com sangue nos olhos então, uma bomba atômica. Tudo em nome do show, não é, Dana White?

9º Frankie Edgar KO Gray Maynard
Não à toa esta foi escolhida como a luta do ano do MMA Awards, considerado o Oscar do MMA mundial. Frankie Edgar, atual campeão da categoria Peso Leve do UFC, já havia lutado duas vezes contra Gray Maynard, com uma derrota (em 2008) e um empate (este último em janeiro deste ano). Ou seja, cheiro de batalha final na trilogia que foi destaque do UFC 136. O que ninguém esperava era um nocaute do campeão sobre o desafiante, com uma direitaça pesada, direto no queixo. Será que vem mais revanche para 2012?

2º Antônio Minotauro KO Brendan Shaub
Não há dúvidas que o nocaute deste mito do MMA brasileiro em Brendan Shaub no UFC Rio mereceria estar entre os tops do ano simplesmente por sua plasticidade: técnica, violência e o tempero especial da vibração da torcida brasileira. Mas, ainda que isto já represente muito, não foi só isso: foi o retorno de um gigante adormecido por Cain Velasquez em 2010 e por uma lesão no quadril que ameaçou encerrar sua carreira. Famoso pelas finalizações, frutos de especialidade máxima, o BJJ, Minotauro apavorou seu rival com tijoladas. Um KO épico.

1º Anderson Silva KO Vitor Belfort
Apesar de ter sido chamado (antes mesmo de acontecer) de luta do século, ainda é muito cedo para afirmar que o embate entre Silva e Belfort representa o que prometeu. O que não se tem dúvida é que o nocaute daquela luta entrou para a História, afinal, apesar dos altos e baixos da carreira de Belfort, que já não vive mais seu auge, ninguém esperava que a luta duraria tão pouco e com um golpe tão surpreendente: um famoso "Mae Tobi Geri", ao estilo Karate Kid do "Spider". Pode até não ter sido ainda a luta do século, mas o nocaute do ano com certeza.

Vale citar nocautes dignos de um Top 10, mas que ficaram de fora da lista, como o porraço "Flying Front Kick" de Lyoto Machida em Randy Couture e as duas quedas de uma grande lenda chamada Fedor Emelianenko no Strikeforce. Se você acha que faltou citar mais algum (ou esperar pelo embate entre Machida e Jones), comente.

8º Wanderlei Silva KO Cung Le
Quem assistia MMA nos tempos áureos do Pride se lembra bem que o Cachorro Louco era a personificação da palavra nocaute. Mas, desde os tempos de predomínio do UFC, o lutador não havia ainda reencontrado de verdade o caminho que trilhou durante toda a carreira. Não é segredo para ninguém que Wanderlei Silva está bem próximo de pendurar as luvas (claro, mais por desejo de Dana que dele próprio), e a resposta veio com estilo: joelhadas, soco no queixo e pancadaria no chão. Pobre Cung Le, que apenas estreava no UFC.

7º Maurício Shogun KO Forrest Griffin
Outra luta que todo fã de MMA assistiu, outra luta com gosto de revanche que Dana White trouxe para o UFC Rio. Mas, estava na cara que Shogun acabaria com Forrest Griffin, um grande ídolo sim, mas assim como Wanderlei Silva, em decadência. O grande tempero dessa luta era mesmo esperar o nocaute de Shogun, no auge da forma. Mas, vir no primeiro round  de fato foi surpreendente. Tudo teve início com um golpe muito bem encaixado de direita, que deixou Griffin vendo estrelas. Aí foi só finalizar: um clássico nocaute chocante.

6º Cheick Kongo KO Pat Barry
A luta entre Kongo e Barry não foi nenhum encontro de grandes campeões ou lendas vivas do MMA, mas além desta luta ter sido o main event do UFC Live (em junho), seu nocaute foi uma prova de que nunca é demais "tentar outra vez". Logo no 1º round Pat Barry dominou a luta e pôs Kongo para balançar. O francês caiu e a sensação foi a de que faltou apenas um golpe para Barry encerrar a peleja por KO. Kongo se levantou e ainda trançando as pernas, acertou um direto no queixo de Barry, que apagou. Eleita a virada do ano.

5º Jon Jones KO Maurício Shogun
Em 2011, nem mesmo Anderson Silva foi um lutador tão implacável quanto Jon Jones, dono das melhores lutas contra excelentes oponentes. Até mesmo por isso o americano, dono do cinturão dos Pesos Meio-pesados do UFC, foi eleito o melhor do ano no MMA Awards. Seu nocaute contra Shogun foi a prova de que será difícil de tirar o cinturão das mãos de Jones, um lutador jovem, mas dono de uma luta inteligente, técnica e, quando necessário, violenta. Será que dá para o Lyoto Machida? Páreo duríssimo.

4º Chris Leben KO Wanderlei Silva
Quem estava acostumado a ver Wanderlei Silva no Pride jamais esperaria que (mesmo já em fim de carreira) o Cachorro Louco seria batido em menos de trinta segundos – muito menos por Chris Leben, um bom lutador, mas que jamais foi além disso e hoje é mais conhecido por seu histórico de dopings que por suas vitórias. E não foi um nocaute qualquer, foi o tiro que muitos acreditavam ser fatal para a carreira de Wanderlei no UFC. Apesar da vitória sobre o vietnamita Cung Le, a situação do "The Axe Murderer" é dura. 

3º Junior Cigano KO Cain Velasquez
Acabar com a invencibilidade de um campeão que colocou Minotauro no chão é muito difícil. Derrotar esse cara com um nocaute, ainda mais difícil. Junior Cigano dos Santos não estava nem aí e fez isso tudo – e melhor, logo no primeiro round. Era um confronto tão parelho que quem desse a primeira bordoada bem encaixada tinha grandes chances de levar a luta. Sorte (e competência, é claro) de Cigano com uma tijolada que derrubou Velasquez de uma vez só, para não mais permiti-lo se levantar. Outro KO como manda o figurino.