Como a corrida pode afetar o treino de musculação e o ganho de massa magra Tudo depende do objetivo e do biotipo de cada um, mas alguns conceitos devem ser levados em conta antes de planejar seu treino gplus
   

Como a corrida pode afetar o treino de musculação e o ganho de massa magra

Tudo depende do objetivo e do biotipo de cada um, mas alguns conceitos devem ser levados em conta antes de planejar seu treino

Confira Também

É muito comum em academias de musculação encontrar pessoas que sacrificaram os esportes aeróbicos por conta do medo de catabolizar. Catabolismo é o processo que quebra as fibras musculares para a obtenção de energia, ou seja, perder aquela massa magra adquirida com tanto suor depois de muito levantamento de peso. 

Exercícios cardiovasculares são mesmo um receio para muitos praticantes de musculação. Há quem prefira ficar longe deles. O estudante de engenharia Milton de Campos, de 19 anos, é um exemplo disso. Ele conta que antes de entrar na academia, corria 4 vezes por semana durante 2 anos. Porém, foi começar a malhar que parou de correr por receio de não ganhar massa magra fazendo as duas atividades. Mas afinal, será que a corrida e outros esportes aeróbicos realmente atrapalham o crescimento da musculatura?

O médico desportivo Roberto Ranzini, do Hospital Albert Einsten, explica que tudo depende do objetivo e da intensidade. Dentro do mesmo músculo existem vários tipos de fibras musculares, basicamente dois grupos: as fibras de resistência e de força. "Então não dá para ter hipertrofia muscular muito grande se você fizer exercícios cardiovascular, aeróbicos, de alta intensidade.”, diz Ranzini. Entretanto, se seu objetivo é levar uma vida saudável, o recomendado é fazer as duas atividades.

Se o seu motivo de praticar esportes for somente a busca por uma vida saudável, Renato Borges, preparador físico da equipe do São José Basquete, explica omo fazer as duas coisas e ainda obter resultados (mesmo que você não chegue a ganhar a Maratona de Nova York, nem subir ao palco do Mr. Olympia). Pelo fato de o exercício aeróbico ser "concorrente" do anaeróbico, o treinador recomenda que os treinamentos sejam feitos em horários distintos. “Eu indicaria fazer os treinamentos de força antes, pela manhã, e deixar os treinos aeróbicos mais para o final da tarde, para noite. E não fazer todos os dias, intervalar os treinos.”

Apesar de esses serem bons conselhos de especialistas, lembre-se que eles são generalistas. Como não existem pessoas iguais, a estratégia de treino vai variar de acordo com os objetivos e biotipo de cada um. Por isso, não há nada mais recomendável do que procurar especialistas que façam acompanhamento individual e personalizado de acordo com suas necessidades e preferências.


Guilherme de Souza Guilherme