48 horas nas cidades históricas de Minas Gerais As cidades que compõem o roteiro dão a você oportunidade de saber sobre uma época da história em que Minas era o centro do país. gplus
   

48 horas nas cidades históricas de Minas Gerais

As cidades que compõem o roteiro dão a você oportunidade de saber sobre uma época da história em que Minas era o centro do país.

Confira Também

Sete cidades fazem parte de um roteiro histórico pelo interior de Minas Gerais. Elas surgiram e se desenvolveram com base da comercialização  do ouro, no começo dos anos 1700. Nesta época, expedições que se frustraram com a quantidade de ouro encontrada no litoral começaram a desvendar o interior de Brasil em busca de riquezas. 

A procura não foi em vão. As primeiras pepitas foram encontradas onde hoje está a cidade de Ouro Preto, que recebeu o nome devido à grande concentração de óxido de ferro do solo. Essa descoberta fez com que um número enorme de pessoas migrassem para a região em busca do sonho dourado. Essa migração fez com que regiões até então inabitadas começassem a se desenvolver.

A matéria-prima foi explorada de maneira tão intensa que em apenas cem anos acabou se tornando escassa. Apesar disso, essa época de riqueza deixou na região um legado duradouro de igrejas cobertas por ouro, grutas abandonadas, além da obra de Aleijadinho e do Mestre Ataíde, nomes conhecidos internacionalmente por sua importância no Barroco Brasileiro.  

Ouro Preto é a principal cidade do estado quando o assunto é turismo, por isso, possui mais opções de hotéis e restaurantes dos que as demais cidades. É lá que se encontra o maior conjunto de arquitetura colonial portuguesa no mundo. Ela também foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade. 

A igreja mais famosa da cidade é a São Francisco de Assis. Sua construção foi iniciada em 1766. Acredita-se que Aleijadinho foi o responsável pelo desenho da igreja, já o teto, que representa a Assunção de Nossa Senhora, foi pintado pelo Mestre Ataíde. Também em Ouro Preto está o Museu da Inconfidência Mineira, lá é possível encontrar objetos e documentos da época, além de um acervo de obras de arte de alguns artistas.

Outra cidade que possui o título de Patrimônio Histórico Cultural é Diamantina. A importância do lugar não se resume ao ciclo do ouro. A cidade também é terra natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek. A casa em que ele passou sua infância foi transformada em um museu onde estão expostas fotografias, textos e instrumentos músicos do ex-presidente. A cidade também é conhecida por manter as tradições das serestas e a vesperata, em que os músicos se apresentam das janelas e sacadas dos casarões, enquanto o povo fica nas ruas admirando.

Congonhas fica a 50 quilômetros de distância de Ouro Preto. Por isso, reserve pelo menos meio dia para ir até o local e voltar. É lá que estão expostos os "12 profetas", escultura feita pelo maior artista barroco do Brasil, Aleijadinho. As esculturas são visitadas por milhares de turistas e são consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.  A peças foram esculpidas em pedra sabão. As esculturas conhecidas como "Passos da Paixão" também ficam na cidade e merecem ser visitadas. 

A cidade de Tiradentes recebeu este nome em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira, em comparação com as outras cidades do roteiro, ela é a menor delas, por isso, dá para conhecer todos os pontos turísticos caminhando. É na cidade que está a segunda igreja do Brasil com maior quantidade de ouro.  Para não se limitar ao roteiro histórico católico, a cidade desenvolveu também um turismo voltado para a aventura, com cavalgada, rapel, passeio de bote e etc.

Como fica mais próxima a capital Belo Horizonte, a cidade de Sabará cresceu e perdeu um pouco da sua identidade, mesmo assim, ainda conserva parte dos casarões antigos de sua época áurea. A matriz N. S. da Conceição, por exemplo, é tida como uma das construções mais suntuosas do país e possui em seu interior, coberto com aproximadamente 400 kg de ouro. O Museu do Ouro, que fica na cidade, é uma boa oportunidade para você entender um pouco mais sobre o cotidiano dos mineiros da época. A Sant'Ana Mestra, atribuída a Aleijadinho, também está em exposição no museu.

Considerada como o berço de Minas Gerais, a cidade de Mariana foi a primeira vila, primeira capital e primeira cidade do Estado. Sua fundação é datada de 1711 e a cidade possui até hoje casarões e igrejas bem conservadas. Você terá a chance de visitar a Mina da Passagem, considerada a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo, uma oportunidade incrível de conhecer como funcionavam os trabalhos dentro das minas.

A sétima e última cidade do roteiro é São João Del Rei. O ponto turístico mais característico da cidade é a igreja de São Francisco de Assis. Segundo os pesquisadores, a sua construção foi iniciada em 1774. O projeto original na igreja foi feito por Aleijadinho, mas o também artista Francisco de Lima Cerqueira, que teria ficado responsável pela construção do templo, alterou o projeto original de Aleijadinho.  

Além de caminhar e visitar muitos lugares, essas sete cidades também oferecem o melhor da gastronomia mineira. Então aproveite o roteiro para comer o legítimo queijo minas. Em almoço mineiro não pode faltar tutu de feijão e, de sobremesa, nada melhor que um doce de leite e um pé de moloque bem feito para agradar o paladar.