gplus
   

Governo Temer notifica páginas sobre produção de memes

23/05/2017 00:00

Confira Também

Se tem uma coisa que já está enraizada na cultura online do brasileiro é a criação e reprodução de memes sobre os mais diversos assuntos.

Com o furacão que atingiu Brasília na última semana após a divulgação de áudios de uma conversa entre o presidente Michel Temer (PMDB) e Joesley Batista, empresário da JBS, não foi diferente e logo os memes sobre a situação se espalharam.

Porém, após a edição do Fantástico transmitida pela Rede Globo no último domingo ter exibido alguns desses memes no encerramento do programa, algo chamou atenção. O Departamento de Produção e Divulgação de Imagens (Deima) do Palácio do Planalto teria enviado um e-mail a algumas das páginas responsáveis por criar os conteúdos questionando o uso da imagem do presidente.


De acordo com o jornal Zero Hora, a página Capinaremos foi uma das que recebeu o contato do órgão oficial que dizia que as imagens disponibilizadas eram para uso jornalístico e que, para outros tipos de produções, o Deima deveria ser consultado previamente.

Além disso, os produtores de conteúdo também teriam sido alertados sobre a necessidade de creditar as fotos utilizadas para criar os memes ao Palácio do Planalto e aos fotógrafos em questão.


A decisão foi recebida pela internet com críticas que variam entre acusar o peemedebista de falta de senso de humor à cerceamento da liberdade de expressão.

O site do Partido dos trabalhadores (PT) chegou a fazer um post sobre o assunto, onde ironiza e disponibiliza fotos de Temer no perfil do partido no Flickr.

“O Partido dos Trabalhadores coleciona imagens do presidente golpista desde que ele chegou ao poder por meio de um golpe. O uso é liberado, inclusive para memes" dizia o final da postagem.

O deputado federal Paulo Pimenta também mostrou seu descontentamento com a medida através de sua página no Facebook.

“A medida, além de ser um cerceamento da liberdade de expressão, é uma tentativa do Planalto de evitar a associação da imagem do presidente a posts humorísticos.”


A página Capinaremos, entretanto, afirmou que não irá parar a produção de memes e aproveitou para fazer memes sobre a suposta coibição. Confira alguns:

COPYRIGHT AREAH 2011-2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. UMA EMPRESA YCR PARTICIPAÇÕES LTDA