gplus
   

Empresas espanholas sofrem ataque maciço de hackers

12/05/2017 00:00

Confira Também

Hackers invadiram os computadores de companhias telefônicas espanholas - incluindo a Telefônica, que tem operações no Brasil - nesta sexta-feira e exigem resgate para liberarem os sistemas de computação.

"Houve um alerta relacionado a um ataque maciço de tipo ransomware [malware que exige resgate] contra várias organizações e que está afetando seus sistemas Windows", disse o Centro Nacional de Criptologia da Espanha, adicionando que um grande número de empresas foram afetadas.

A entidade não identificou quais as empresas sofreram ataque.

No Brasil, onde a Telefônica é dona da marca Vivo, as equipes estão sem trabalhar desde 9h. Funcionários da empresa disseram à Rádio Bandeirantes que um orientação enviada por e-mail obrigou a desligar os computadores. Os prédios da Chucri Zaidan e da Luis Carlos Berrini, em São Paulo, estão com as atividades suspensas. Não há previsão para que o sistema seja retomado.

Clientes não foram afetados

Por meio de nota, a multinacional confirma o ataque cibernético, mas garante que o problema não atinge os serviços de internet, telefone fixo ou celulares.

"As notícias [sobre o ataque] foram exageradas e nossos colegas estão trabalhando no problema nesse momento", disse Chema Alonso, diretor do setor de dados da Telefónica e especialista em segurança cibernética.

A unidade espanhola da Vodafone, a companhia de energia elétrica Iberdrola e a Gas Natural pediram para suas equipes desligarem computadores como medidas de prevenção, disseram porta-vozes.

"Por enquanto nós não fomos afetados, mas estamos tomando medidas de precaução como cortar o acesso à Internet dos funcionários", disse o porta-voz da Vodafone.

Veja mais em: BAND