gplus
   

Papa Francisco declara ter consultado psicanalista nos anos 1970

03/09/2017 00:00

Confira Também

O papa Francisco consultou uma psicanalista judia durante seis meses nos anos 1970 e declarou a experiência como “benéfica”, segundo relato que aparece em um novo livro sobre o líder religioso.

"Durante seis meses eu a procurei uma vez por semana para lançar luz sobre certas coisas", disse o pontífice em uma série de entrevistas ao sociólogo francês Dominique Wolton, das quais alguns trechos foram publicados pelo jornal Le Figaro nesta sexta-feira.

"Ela era muito boa, muito profissional... mas sempre ficou no seu devido lugar", disse o papa de 80 anos, que na época das consultas tinha 42. "Ela me ajudou muito."

Os trechos divulgados não identificam a psicanalista nem explicam por que as sessões foram marcadas. O argentino disse que ela o procurou quando estava à beira da morte, "não pedindo sacramentos, porque era judia, mas para um diálogo espiritual".

Fundamentalismo

Francisco, que vem defendendo uma Igreja Católica mais aberta e inclusiva, criticou os "padres rígidos, que têm medo de se comunicar".

"É um tipo de fundamentalismo. Quando encontro pessoas rígidas, especialmente se são jovens, digo a mim mesmo que estão doentes. Na verdade estão buscando segurança”, declarou.

O livro

O livro, "Papa Francisco: Encontros com Dominique Wolton, Política e Sociedade", será lançado pela Les Editions de L'Observatoire em 6 de setembro.

Você viu?
Papa questiona fé de quem consulta horóscopos
Realidade não está na tela da TV, diz papa Francisco

Veja mais em: BAND