gplus
   

Greve geral e manifestações param o país nesta sexta-feira

28/04/2017 00:00

Confira Também

A greve geral, convocada por centrais sindicais nesta sexta-feira (28), e manifestações contra as reformas Trabalhistas e da Previdência, propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB), pararam o país nesta véspera de feriado.

Em algumas capitais, houve bloqueios de vias e confronto com a polícia. Confira destaques do dia de hoje.


Em São Paulo, confusão foi em frente à casa de Temer

Um protesto em frente à casa do presidente Michel Temer, em São Paulo, foi marcado por confronto entre manifestantes e a polícia. A residência fica na zona oeste da capital paulista.

A Tropa de Choque da Polícia Militar usou bombas de efeito moral, balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar o grupo de manifestantes, alguns com os rostos cobertos, que reagiram atirando pedras e pedaços de madeira.

Durante todo o dia, trabalhadores paralisaram as atividades em vários setores, especialmente do transporte público, em adesão à greve geral convocada pelas centrais sindicais contra as reformas Trabalhista e da Previdência, propostas pelo governo de Temer.

A cidade registrou várias manifestações ao longo do dia, sendo a concentração maior em dois pontos: Largo da Batata, em Pinheiros, zona oeste da cidade, e Avenida Paulista, no Centro, na altura do MASP, sentido Paraíso.

A Marginal Pinheiros foi interditada por alguns minutos na pista expressa, no sentido Interlagos, na zona sul. 

Na Dutra, quatro pessoas foram atropeladas em São José dos Campos, no interior paulista. Cerca de 50 pessoas participavam do ato na pista sentido São Paulo, na altura do km 148, quando um motorista avançou contra a multidão. Entre as vítimas estão duas mulheres, de 19 e 25 anos, que foram levadas ao hospital com ferimentos moderados. O motorista foi detido pela polícia e vai prestar depoimento ainda nesta tarde.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, até o final da tarde de hoje, foram detidas 36 pessoas em todo o estado, sendo 21 na capital, em ações durante os protestos, por motivos diversos. Destas, seis foram levadas por policiais militares ao 65º Distrito Policial (DP). Com elas, a polícia apreendeu um galão de combustível aberto, tochas e isqueiros.

Temer: 'manifestações contra reformas ocorreram livremente em todo país'

Ônibus são incendiados no centro do Rio

Manifestantes atearam fogo em três ônibus no centro do Rio. Dois coletivos foram incendiados nos Arcos da Lapa, e outro em frente ao Cine Palácio, na Cinelândia.  

Pelo menos nove ônibus foram incendiados na região da Lapa e Passeio nesta noite. Em alguns casos, os ônibus estavam enfileirados e o fogo se alastrou de um veículo para o outro.

Ainda na Lapa, manifestantes incendiaram um ônibus em frente à Sala Cecília Meirelles, onde músicos da Orquestra Sinfônica Petrobras estavam ensaiando. 

Ônibus são queimados em protesto no RJ:

No trajeto ent