gplus
   

Instituto Butantan anuncia nome de novo diretor

22/02/2017 00:00

Confira Também

O cientista, pesquisador e professor Dimas Tadeu Covas é o novo diretor do Instituto Butantan. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22) pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.

Covas é o atual presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular e professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Sua nomeação deverá ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias. Segundo a secretaria, Covas terá a missão de reorganizar a gestão do Instituto Butantan.

Nessa terça-feira (21), o cientista Jorge Kalil foi afastado da direção do instituto, que é o principal produtor de vacinas, soros e biofármacos para uso humano do país.

Vacina da dengue

O médico Jorge Kalil não descartou que a demissão dele da direção do Butantan ameace o desenvolvimento da vacina contra a dengue.

O cientista estava em Paris, onde participava de um congresso, mas antecipou a volta ao Brasil quando soube da exoneração.

Hoje, ao desembarcar, disse que a decisão de tirá-lo da chefia do instituto foi de caráter pessoal, já que a relação com o secretário da Saúde não é boa.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, David Uip negou ter rixa com Kalil e afirmou que a mudança foi motivada por “quebra de confiança”.

Jorge Kalil foi convidado pelo governador Geraldo Alckmin para continuar liderando as pesquisas da vacina contra a dengue. No entanto, o médico acredita que não há clima político para a permanência e, por isso, ainda não decidiu se vai aceitar.

Modelo de gestão

No último dia 8, André Franco Montoro Filho renunciou ao cargo de diretor-presidente da Fundação Butantan por discordar do modelo de gestão que, segundo ele, “dava todos os poderes ao presidente do instituto [Butantan] e tirava poderes do presidente da fundação.”

Segundo Montoro, uma auditoria contratada pelo governo estadual vinha sendo feita na instituição, e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou uma série de procedimentos administrativos equivocados.

Leia também:
Instituto Butantan cria grupo para estudar doenças
 

Veja mais em: BAND