gplus
   

Trump toma posse com baixo índice de popularidade

20/01/2017 00:00

Confira Também

O magnata Donald Trump toma posse como o 45º presidente das história dos EUA nesta sexta-feira (20), após uma campanha polêmica e uma eleição surpreendente, que dividiu o partido republicano.

Com o lema "Faça a América Grande Novamente", Trump tem usado um tom populista ao prometer mais empregos ao norte-americanos e falar sobre segurança e imigração.

Em declarações agressivas, ele criticou a globalização e ameaçou punir empresas que quisessem sair dos EUA. O magnata também disse que vai construir um muro na fronteira com o México, para impedir a entrada de imigrantes ilegais.

Trump vai extinguir o Obamacare, programa do presidente Barack Obama idealizado para levar saúde a toda população, e substituí-lo por outro, que cuja promessa é conseguir os mesmos objetivos sem onerar o consumidor.

Impopularidade

Trump deve prestar juramento como novo presidente dos EUA com a popularidade mais baixa para um líder do país em 40 anos, segundo uma pesquisa divulgada pelo jornal The Washington Post e pela rede ABC.

Conforme a sondagem, a popularidade do político não passa de 40%, enquanto 54% dos eleitores tem antipatia ao presidente - antes da posse, o democrata Barack Obama, que ficou oito anos à frente do país, tinha uma popularidade de 79%.

Apesar da impopularidade, a pesquisa mostrou também que a maioria dos americanos acredita no lema de campanha do magnata e está confiante que ele retomará o crescimento da nação.

Leia mais:
Relatório confirma interferência russa nas eleições americanas
Trump garante que não mistura negócios com a presidência
Presidente da China critica políticas de Trump


Derrotado no voto popular

Vale lembrar que empresário recebeu 304 votos no colégio eleitoral, contra 227 de Hillary, embora a democrata tenha vencido na votação popular (48% a 46%).

A discrepância nos resultados se dá porque a eleição para presidente dos EUA é indireta. Como Trump faturou estados importantes e com muitos delegados, incluindo Wisconsin, Michigan e Pensilvânia, acabou superando a rival.

Como será a posse


Nesta sexta-feira (20), antes da cerimônia juramento, Donald Trump e sua esposa, Melania, ainda presidente Barack Obama e a primeira-dama, Michelle Obama, que darão as boas-vindas ao republicano e sua esposa durante um chá. Os dois casais seguirão juntos em comitiva para o Capitólio.

A cerimônia será ao ar livre, no Capitólio, começará ao meio-dia local, segundo data e hora estabelecidas na Constituição, e será transmitida pela TV do mu