gplus
   

Obama anuncia que Chelsea Manning será libertada

17/01/2017 00:00

Confira Também

Barack Obama confirmou que irá comutar a pena de Chelsea Manning. A ex-soldado transgênero foi condenada a 35 anos de prisão após vazar milhares de documentos sigilosos do governo norte-americano ao site Wikileaks.

Segundo a mídia local, Manning será libertada no dia 17 de maio. A data original do fim de sua reclusão seria em 2045.

Na semana passada, o portal NBC News já havia dito que a ex-soldado poderia estar na última lista de comutação do mandatário, que já realizou mais "atos de clemência" nos seus dois mandatos que os últimos nove presidentes norte-americanos.

Fundador do Wikileaks faz apelo

Já o Twitter do Wikileaks, site que publica informações sigilosas sobre o governo norte-americano, postou uma mensagem afirmando que seu fundador, Julian Assange, se extraditaria para os EUA se Manning tivesse sua pena comutada.

"Se Obama conceder a Manning clemência, Assange concordará com a extradição para os EUA mesmo que seja inconstitucional por parte do DOJ [Departamento de Justiça do país]", afirmou o tweet.

Relembre:
WikiLeaks: Manning acusa Washington de mentir sobre Iraque
ONU apela às autoridades para libertar Assange


Medo de voltar aos Estados Unidos

O australiano está desde 2012 na embaixada do Equador em Londres, onde pediu asilo diplomático para evitar que fosse extraditado para a Suécia, onde é acusado de agressão sexual.

Mais de uma vez, Assange comentou que seu real medo é que, ao voltar para a Suécia, seja extraditado logo em seguida para os Estados Unidos, onde é acusado de ter publicado milhares de documentos sigilosos do Exército norte-americano vazados por Manning no Wikileaks.

Você viu?
Julian Assange promete se entregar se Chelsea Manning receber indulto de Obama

Veja mais em: BAND