Lençóis Maranhenses em 48 horas Paraíso de águas atrai cada vez mais turistas do Brasil e do exterior, por conta da fusão de lagoas, praias e manguezais. gplus
   

Lençóis Maranhenses em 48 horas

Paraíso de águas atrai cada vez mais turistas do Brasil e do exterior, por conta da fusão de lagoas, praias e manguezais.

Confira Também

É possível imaginar que a 260 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão, um dos estados mais pobres do Brasil, encontra-se um oásis ecológico com 155 mil hectares, formado por dunas, rios, lagoas e manguezais, tudo isso às margens do litoral maranhense? O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi formado graças a um raro fenômeno geológico, ao longo de milhares de anos, sem a interferência do homem.

A imensidão de dunas dá ao local um aspecto de deserto – algumas chegam a alcançar 40 metros de altura. A única diferença, em comparação com o Saara, por exemplo, é que chove na região. Prepare-se para 48 horas de muita aventura e fotos!

Acesso

Os Lençóis estão localizados no litoral oriental do Maranhão e ficam compreendidos entre as cidades de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, onde se tem o melhor acesso ao parque.

A partir de São Luís, pela rodovia Translitorânea (BR 101), é possível chegar a Barreirinhas. Ônibus partem diariamente do terminal rodoviário da capital maranhense. Com um carro com tração nas quatro rodas (4 x 4), é possível viajar por dentro dos Lençóis, o que garante ação e paisagens deslumbrantes.

Basta pegar a BR 135 em direção a Bacabeira. Em seguida, o turista deve seguir viagem até Rosário, agora pela MA 110, de onde, posteriormente, deve rumar até Morros. Da pequena cidade, basta seguir até o quilômetro 101 da Translitorânea. A partir daí, são 40 quilômetros de aventura e belas imagens, até o município de Santo Amaro do Maranhão.

As águas pluviais formam lagoas, com tons azulados e verdes, que se espalham em praticamente toda a extensão do complexo. As mais conhecidas são as chamadas Lagoa Azul e Lagoa Bonita, famosas por sua exuberância e ótimas condições de banho.

Em dois dias, divida bem seu tempo para aproveitar os melhores passeios:

Circuito dos Lagos – formado pelos lagos Santo Amaro, Guapiriba e Travosa, esse circuito garante ao visitante a oportunidade de contemplar toda a riqueza da flora e fauna aquáticas da região, habitada pelas comunidades de Bebedouro, Boa Vista, São Francisco e Ponta Verde.

Circuito das Aves – a região, conhecida como Murici, concentra o maior ninhal de aves do parque. Lá, o turista terá contato com a Lagoa das Cabras, a maior dos Grandes Lençóis.

Circuito Oásis do Parque – formado pelas comunidades de Queimada dos Britos e Queimada dos Paulos, a região foi considerada pelo Ibama como Zona Primitiva. Acredita-se que os moradores do local foram os primeiros do parque. As maiores e mais belas dunas estão ali. O passeio pode ser feito a pé, a cavalo ou de bicicleta.

Circuito Águas do Rio Alegre – Nesta parte dos Lençóis, o visitante tem a oportunidade de conhecer o rio Alegre e algumas comunidades ribeirinhas. Após baixar o nível das águas, formam-se inúmeras praias fluviais entre Santo Amaro e Espigão. São diversos os locais de banho, como Barreira das Pacas, Pagão, Almoçador, Igarapé da Roça, Mosquitos, Mulundus e Ponta do Espigão. Suas águas transparentes impressionam.

Circuito Costa Leste – esse passeio é realizado pelas maiores dunas do parque. Partindo da ponta do Lago Santo Amaro chega-se até as praias dos grandes Lençóis, como a dos Carutos, da Salsa, entre outras. São 70 quilômetros de faixa de areia deserta e semi-deserta.

Circuito do Cajueiro/Gaivota – é o mais rápido tour, mas não menos deslumbrante que os outros. Integra as lagoas do Taquiri, da Serra e Gaivota. Juntas, formam o principal cartão de visitas dos Lençóis Maranhenses, pois já serviram de cenário para filmes e comerciais.

Circuito Comunidades do Parque – visita a São Francisco, Ponta Verde, Travosa e Betânia. Na Comunidade de Betânia, é possível experimentar os tradicionais doces de caju, murici e butiriti, especialidades da culinária local.