O que é preciso para viajar de 'motorhome'? Apesar da liberdade que esse estilo de viagem possibilita, é preciso prestar atenção nas peculiaridades que ele requer gplus
   

O que é preciso para viajar de 'motorhome'?

Apesar da liberdade que esse estilo de viagem possibilita, é preciso prestar atenção nas peculiaridades que ele requer

Confira Também

Viajar sempre está entre as principais opções de quem arruma um tempinho no trabalho ou nos estudos para dar uma relaxada. Porém, não são poucos os que reclamam das "burocracias'' que acabam enfrentando nas viagens: mala para arrumar, passagens para adquirir, reserva do hotel para ser feita... 

Devido a essas questões, há quem prefira apostar em um modelo mais disruptivo no momento de viajar: o motorhome. 

LEIA TAMBÉM 

Apesar do nome em inglês, essa alternativa de viagem é conhecida por nós, brasileiros. Consiste em um trailer montado em cima do chassi de um utilitário. Ou seja, enquanto o trailer tradicional é acoplado ao carro, o motorhome é o próprio veículo. 

É conhecido por ser outra maneira de conhecer muitos lugares, de maneira mais "livre", geralmente utilizado por pessoas que têm um espírito mais aventureiro. 

Esse é um tipo de viagem para você? Veja algumas dicas para aproveitar bem as férias quando for viajar levando uma casa dentro de um carro. 

| ALUGUEL DO VEÍCULO 
Algumas pessoas viajam pelo país em seu próprio motorhome, assim como há quem alugue o veículo quando viajam a outra nação. É preciso analisar o melhor veículo-casa de acordo com as necessidades. Ainda assim, ele deve ter o básico, como cama, cozinha e banheiro, além de ferramentas que serão necessárias para determinadas atividades. 

Existem opções simples e outras mais luxuosas, a depender do seu gosto (e bolso). A dica é não economizar demais nesse momento, pois o veículo será sua casa por um tempo. 

| ESCOLHA DO LUGAR 
A escolha certa do destino em que se deseja conhecer é um ponto essencial para evitar frustrações. É preciso saber previamente se o país ou região escolhida tem estrutura e cultura para receber esse tipo de viajante. Ou seja, analisar a situação de estradas, acostamentos, campgrounds - acampamentos, é importantíssimo para êxito na experiência. 

| FUJA DA ALTA TEMPORADA 
Para quem almeja viajar pela Europa, por exemplo, é preciso saber que o verão (junho até agosto) é um período em que os campings ficam muito cheios no Velho Continente. Porém, o inverno também não é uma boa estação para os programas com o motorhome, tanto pelo frio como pelo fechamento de boa parte dos campings. 

De acordo com muitos viajantes, outono e primavera são estações ideais para colocar a "casa na estrada". Qual são os meses? Vai depender de qual país você deseja conhecer. 

| PLANEJAR A VIAGEM 
Apesar dos contratempos comuns que tendem a acontecer com viajantes, ter um bom roteiro é mais do que necessário para uma viagem mais controlada. É importante, então, definir o tempo em que você ficará na direção do veículo, as rotas e suas alternativas caso os caminhos principais estejam bloqueados, além de buscar lugares seguros para passar a noite.  

| OS 'CAMPGROUNDS' 
São os lugares em que os viajantes passam a noite na maioria das vezes. Há locais públicos e outros pagos, é preciso reservar antes para não correr o risco de ficar de fora. Como a infraestrutura de cada campground é diferente do outro, é necessário escolher aquele que melhor atenderá suas necessidades. 

Há possibilidade de abastecimento de água? Local para despejo de dejetos do banheiro? Existe conexão elétrica?

| EVITE AS CAPITAIS 
Apesar de muitos pensarem que a única razão para viagens de motorhome é o preço, o grande motivo delas é explorar e ter experiências em locais mais afastados dos grandes centros, em que geralmente não se chega com pacotes comuns de viagem. 

As capitais e grandes cidades, por exemplo, não costumam ser bons lugares para os "veículos-casa", já que o motorhome é grande e os estacionamentos das metrópoles não comportam suas necessidades. 

Caso ainda assim o grande centro esteja nos planos do visitante, o recomendado é parar o veículo antes de chegar ao destino e explorar o lugar em outros meios de transporte. 

 


Rudiney Freitas