8 lugares no Brasil para praticar mergulho Além de poder observar paisagens subaquáticas incríveis, praticar mergulho é uma boa opção para quem não sabe nadar gplus
   

8 lugares no Brasil para praticar mergulho

Além de poder observar paisagens subaquáticas incríveis, praticar mergulho é uma boa opção para quem não sabe nadar

Confira Também

O Brasil possui uma costa litorânea com mais de 8 mil quilômetros de extensão. Tudo isso com direito a paisagens subaquáticas de tirar o fôlego de qualquer um. Para quem gosta de aventura a prática do mergulho é um prato cheio de atrações e conhecimento.

VEJA MAIS:

Se você é adepto da modalidade ou está procurando o melhor lugar para começar a prática, fizemos uma lista com os lugares mais legais no Brasil para praticar mergulho. Confira:

BOMBINHAS – SANTA CATARINA

Localizada no litoral norte catarinense, trata-se de um pequeno município de pouco mais de 18 mil habitantes. Apesar do frio, as praias da cidade são consideradas verdadeiros paraísos ecológicos, devido águas cristalinas. São cerca de 40 praias, uma diferente da outra: baías com águas calmas, praias com mar agitado, e outras desertas.

Nessa diversidade toda, encontrar lugares para mergulhar não é difícil – tanto que Bombinhas é considerada “capital do mergulho ecológico”. A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo concentra boa parte do turismo subaquático, como as ilhas de Galés, Deserta, Calhau de São Pedro e do Arvoredo. As praias de Mariscal, Canto Grande, Tainha e Quatro Ilhas também apresentam ótima visibilidade, graças às suas águas claras.

PORTO DE GALINHAS – PERNAMBUCO

Localizada no município pernambucano de Ipojuca, Porto de Galinhas chama a atenção pelas praias e o lazer. Por todo o lugar é possível encontrar passeios de bugues ou de jangadas. Mas vamos falar de mergulhos: a praia principal da cidade, a Praia de Porto de Galinhas, é um ótimo local para a prática de iniciantes. Mas o legal mesmo são os mergulhos em naufrágios de grandes barcos. Bolo, Boca da Barra, Poço da Paixão e Tacaiba são os lugares possíveis de encontrar restos de embarcações. 

FERNANDO DE NORONHA – PERNAMBUCO

É considerado um ótimo local para namorar e um dos melhores lugares do mundo para a prática de mergulho, por causa da visibilidade dentro de suas águas, que atinge até 50 metros. A diversidade de pontos de mergulho também impressiona, com diferentes profundidades para amadores e profissionais. 

O arquipélago de Fernando de Noronha está no meio do oceano, por isso, diferente de praias costeiras, recebe um número ainda maior de passagem de animais migratórios, como baleias e tubarões. Pela diversidade de peixes do local, que servem de alimento, não é preciso se preocupar com a presença dos mamíferos. 

BONITO – MATO GROSSO DO SUL

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é conhecida por seu turismo ecológico. Buraco das Araras, onde é possível ver diversas espécies de aves, e a Boca da Onça, com riachos e cachoeiras de tirar o fôlego, são alguns dos lugares para se visitar por lá.

Para mergulho, existem ótimas opções. Uma delas é a flutuação no Rio da Prato. Embaixo d´água, será possível ver cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, dentre outros. Se puder, viaje de dezembro a março pois é a época das chuvas, com isso a vegetação está mais verde, o nível dos rios está maior e as cachoeiras estão mais intensas.

ARRAIAL DO CABO – RIO DE JANEIRO

A 140 km da capital, Rio de Janeiro, na Região dos Lagos, Arraial do Cabo ganhou um apelido carinhoso que indica a beleza e qualidade de suas águas: “Caribe Brasileira”. São aproximadamente 30 pontos de mergulho na cidade, com águas transparentes e dezenas de corais, tartarugas marinhas, estrelas do mar, peixes coloridos, arraias pintadas, dentre outros.

Não sabe nada de mergulho, mas tem curiosidade? Arraial do Cabo é o lugar certo para isso, pois praticamente todas as agências e escolas oferecem o chamado “mergulho de batismo”, em que instrutores acompanham principiantes embaixo d’água durante todo o lazer. 

ABROLHOS – BAHIA

A 75 km da costa a partir da cidade de Caravelas, fica o Parque Nacional de Abrolhos. Este foi o primeiro parque nacional marinho do Brasil, criado em 1983, para preservar a biodiversidade local. Abrolhos é considerado um dos melhores pontos de mergulho do país, pois possui águas translúcidas, com temperatura em torno de 20ºC e visibilidade de até 30 metros. O arquipélago é o habitat de mais de 19 espécies de corais, algumas endêmicas da região, e cerca de 95 tipos de peixes, que coloridos enfeitam o ambiente subaquático baiano. 

Os pontos de mergulho são ideais para iniciantes e experientes, sendo que, por ter o fundo arenoso, os mergulhadores não devem agitar as águas e ter cuidado para ir em dias de menos ventos, para a água não ficar turva.

LAJE DE SANTOS – SÃO PAULO

Quem acha que não é possível mergulhar em São Paulo está muito enganado. Laje de Santos fica a 40 km da costa e é um dos principais pontos de mergulho do estado. É, na verdade, um rochedo que guarda uma fauna exuberante onde é possível observar arraias, golfinhos, tartarugas, cações e garoupas.

Para animar ainda mais os mergulhadores, a visibilidade é algo espetacular, chegando até 35 metros e a profundidade varia entre os 10 e 25 metros, oferecendo ótimas condições para praticar mergulho. 

GUARAPARI – ESPÍRITO SANTO

Segundo a Sociedade Brasileira de Ictiologia, em Guarapari fica a maior diversidade de peixes de recifes do Brasil. Além de mergulhar e ter essa oportunidade de observar uma vida marinha desse nível, também é possível visitar o Victory 8B, navio que foi afundado de proposito para a criação de recifes artificiais. A visibilidade não é muito grande, variando entre 8m e 15 metros. 

Os melhores pontos de mergulho da cidade estão próximos as Três Ilhas, nas Ilhas Rasas e na Ilha Escalvada, além do Parreiral de Fora, Baiuana, Baixa do Dentão e Baixa Olho de Boi. 


Nathalia Marques