VCNOAREA: quero correr, como começar? Começar a praticar uma atividade física e perder peso é mais fácil do que você imagina, basta ter disposição gplus
   

VCNOAREA: quero correr, como começar?

Começar a praticar uma atividade física e perder peso é mais fácil do que você imagina, basta ter disposição

Confira Também

* Rodrigo Bueno, especial para o AreaH. 

Olá, sou o Rodrigo Bueno, ex-gordo que se apaixonou pela corrida de rua e que atualmente está em fase preparatória para o primeiro Triátlon. Minha missão aqui é ajudar a dar aquele “empurrãozinho” que falta para você começar a mudar seus hábitos. Bora?

Nosso tema é algo que está cada vez mais em alta: o mundo fitness. Parece que para qualquer canto que se olhe, há  uma solução mágica para ficar em forma, mas não caia nessa! NADA substitui uma boa alimentação e atividades físicas, e é sobre isso que vamos falar.

Começar a praticar alguma atividade física sempre parece difícil, mas hoje vou te mostrar que focar em corrida de rua é possível e pode ser uma solução. Além de ser um exercício aeróbio completo, todo mundo pode praticar sem custos exorbitantes (a melhor parte).
Como começar?

“É muito difícil”, “não levo jeito para correr”, “não aguento” e por aí vai. As desculpas são sempre as mesmas. Todo mundo sabe correr, sim. Você pode até ter perdido a prática, mas quando era criança saía disparado sem que ninguém precisasse ensinar a você como. A diferença é que agora você  é adulto e precisa se precaver de algumas coisas que influenciam na sua saúde e desempenho. São elas:

Tênis – Um tênis adequado para evitar dores nas articulações é o ideal. Nunca corra de All Star, tênis sem amortecimento ou de solado duro. Isso vai te poupar as dores.

Tempo e local – Você vai precisar de 30 minutos para começar, de preferência em um lugar plano.

Com tudo já arrumado, o que é preciso fazer? Sair correndo feito um louco? Claro que não. Vamos começar por este treino simples:

- 2 minutos correndo (na velocidade que melhor te agrada)
- 5 minutos de caminhada (aproveite para recuperar a respiração)
- 3 minutos de caminhada mais acelerada (prepare-se para voltar a correr)

Treino concluído, volte ao inicio e repita três vezes. Sem perceber, você já fez seus 30 minutos de atividade física. Simples, não? Vamos começar assim e repetir este treino por 4 semanas, 2 vezes na semana com um dia de descanso entre eles, ok? Pode ser no parque, na esteira, na praia, onde for.

Como seu corpo só começa a queimar gordura após 20 minutos de exercício, com um treino de 30 min você terá 10 minutos de queima de gordura. No pós-treino, esperar 20 minutos para comer algo faz com que seu corpo continue queimando gordura, mesmo que em menor proporção.

Boa sorte!

(*) Rodrigo Bueno é analista de sistema de formação, publicitário por vocação e atleta de coração. Com dez anos de experiência no mercado de publicidade on-line, há quatro se aventura correndo no asfalto procurando o equilíbrio entre corpo e mente.



#VCNOAREA
Você também pode escrever para o AreaH como nosso convidado especial, pois acreditamos que TODO HOMEM TEM ALGO A DIZER. Basta encaminhar um texto seu sobre temas que interessam ao homem para o e-mail vcnoarea@areah.com.br. Toda semana, nossa equipe seleciona um post de leitor para publicar no site e compartilhar em nossas redes sociais. Veja mais detalhes aqui