4 dicas para seguir antes de pedir um aumento salarial Especialista dá conselhos sobre como pedir um aumento salarial de maneira eficaz e madura gplus
   

4 dicas para seguir antes de pedir um aumento salarial

Especialista dá conselhos sobre como pedir um aumento salarial de maneira eficaz e madura

Confira Também

Todos os profissionais almejam um melhor salário, porém, em momentos de crise essa expectativa se reduz, já que os riscos de demissão aumentam. Entretanto, mesmo em tempos ruins para a empresa, ainda é possível sonhar com este reconhecimento, desde que você tenha bons argumentos e esteja disposto a mostrar seus resultados.

“O profissional deve ter em mente que a conquista deve estar ligada aos resultados obtidos. Respeitando a política salarial e o momento da empresa. Ter a sensibilidade para requerer este reajuste e saber o melhor momento torna-se fundamental, assim, se deve criar um ambiente no qual se estabelece a política do ganha a ganha”, explica Celso Bazzola, diretor executivo da Bazz Estratégia em RH.

Dentre as ações que podem aumentar as chances de um aumento, de acordo com Bazzola, estão o desenvolvimento, formação e tempo de trabalho. Além disso, conhecer suas próprias competências é um fator decisivo para a solicitação de melhor remuneração, pois é preciso estar pronto para citar suas realizações na hora do “vamos ver”.  

Para facilitar o processo de obtenção de aumento salarial, Bazzola preparou um material com os principais caminhos para ter sucesso no pedido. Confira.

HORA CERTA
Normalmente as empresas têm suas políticas de remuneração e carreira, assim, em vez de pensar no melhor momento, se deve pensar que cada ação e resultado pode proporcionar uma proximidade maior do momento de conquista de aumento. “O profissional deve se mostrar preparado para os desafios, técnicas e apto às oportunidades”, lembra o profissional. 

Geralmente, o crescimento da empresa e da confiança no trabalho do colaborador proporciona o melhor momento para o pedido - e como dito, sempre respeitando e conhecendo as políticas da empresa que nortearão esse pedido.

COMO LIDAR COM O SUPERIOR
Uma conversa sobre reajustes salariais sempre deve ser realizada em momentos oportunos, com locais adequados e de preferência de maneira bem amigável. O debate deve ser de forma transparente, onde as partes expõem sua visão e necessidades garantindo a possibilidade do feedback para se chegar a um consenso positivo para você e seu chefe.

É importante também ter clareza nos objetivos, sem deixar de ser flexível. “A confiança é fundamental, tanto na hora de pedir quanto tanto na relação com o superior. Independente do resultado do pedido passe uma imagem profissional - lembrando que os valores devem seguir os padrões do mercado”, afirma o diretor executivo.

LIDANDO COM PROMESSAS
Muitas vezes o resultado da conversa serão promessas, e a pergunta que fica, então, é “como fazer com que elas sejam respeitadas?”. “É importante cumprir promessas profissionais, porém, é necessário levar em conta o momento da empresa. O que pode parecer fácil hoje, amanhã pode se tornar impossível. Portanto, faça a sua parte no sentido de resultados, desempenhos, posturas e se atente a prazos e ao que foi prometido”, diz Bazzola.

Ponto importante é documentar o que foi acordado, o que facilmente pode ser feito por meio de e-mail, com o detalhamento do proposto, pois será um documento assegurando o acordo da negociação. Caso as promessas não sejam respeitadas no devido tempo é importante à realização de uma conversa mais franca, analisando os motivos. Se houver persistência no ato de não cumprimento, se deve avaliar uma possível mudança de rumo profissional.
 
DESCULPAS E AMEAÇAS
A crise não é motivo para voltar atrás no combinado, todavia, pode ser uma razão para repensar as bases negociadas. Nos períodos de dificuldades, a flexibilidade é parte fundamental da habilidade profissional. Se a empresa está em dificuldade se deve repensar reajustes salariais e o profissional deve estar pronto e aberto para novos posicionamentos.

“Já em relação à negociação, sempre sugiro uma ação mais transparente e argumentativa dos motivos que levam ao pedido. Ameaçar a empresa na tentativa de sucesso no reajuste salarial é demonstrar que seus objetivos pessoais estão acima de suas responsabilidades. O caminho mais adequado sempre é a negociação entre as partes”, aconselha Bazzola.

DEU CERTO OU NÃO?
Se no final de tudo a resposta for positiva, agradeça aos seus superiores e não relaxe no trabalho, justamente para mostrar que a decisão foi boa para empresa e para você. 

Mas, se o pedido foi negado, mantenha a calma! Nesse momento é preciso ter os pés no chão e continuar se esforçando para tentar de novo em no futuro. Agora, se você acha que no seu emprego atual não o valorizam como merece, o melhor a ser feito é procurar outra empresa onde você possa ter mais chances de ser reconhecido profissionalmente.


Nathalia Marques