Futebol: família influencia na escolha do time Pesquisa traça perfil do torcedor, aponta maiores torcidas do Brasil e mostra influência da família na escolha do time para torcer gplus
   

Futebol: família influencia na escolha do time

Pesquisa traça perfil do torcedor, aponta maiores torcidas do Brasil e mostra influência da família na escolha do time para torcer

Confira Também

Ter um filho que torce pelo mesmo time ainda é um desejo de muitos pais e futuros pais. Dar uniformes, levar ao estádio, ensinar o hino. Tudo isso são algumas das estratégias para que esse sonho se torne realidade.

A família tem forte atuação na formação da criança, e isso também influência os pequenos pupilos na hora de escolher o time pelo qual torcerão a vida inteira. Segundo um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) junto à Confederação Nacional dos Dirigentes e Lojistas (CNDL), mais da metade (52%) dos torcedores brasileiros teve influência da família para escolher o time do coração. Para 23,6%, o que mais pesou nessa decisão foi o fato dos pais torcerem pelo time.

Homens e mulheres escolhem seus times do coração por motivos diferentes. Enquanto a metade delas se interessou pelo futebol pelo fato desse esporte fazer com que famílias e amigos se socializem, as peladas com os amigos foi o que mais fez os homens se apaixonarem por esse esporte. 

A diferença entre como homens e mulheres se relacionam com esse esporte não para por aí. Os homens são os que se dizem ser mais fiéis ao clube, independente se estão jogando bem ou mal. Entretanto, quem mais se incomoda quando falam mal do time são as mulheres. Também são elas que ficam mais tristes após uma seu time perder uma partida.

Além disso, a pesquisa também mostrou que os brasileiros acham que gostam mais de futebol do que realmente gostam. Quando questionados sobre qual era o grau de fascínio pelo futebol, 55% dos homens se autodeclararam aficionados. Porém, após responderem a uma bateria de perguntas, o indicador elaborado pelos pesquisadores apontou que somente 11,3% realmente são aficionados. Esse indicador levava em consideração fatores como: sentimento despertado quando o time perde, frequência que assiste aos jogos no estádio, se participa de torcida-organizada, entre outros. Contudo, 73,9% dos homens brasileiros costumam acompanhar os jogos, campeonatos e notícias sobre futebol.

Santuário dos boleiros
Só quem já foi ao estádio sabe quão mística é a aura do lugar. Apesar de assistir ao jogo in loco ser uma experiência totalmente diferente, 38% dos torcedores não vai ao estádio. A maior razão disso é o medo de brigas e confusões (46,1%), principalmente para as mulheres (54,9%). Já entre os que preferem ir ao estádio, vibrar junto com a torcida e ver o jogo de perto são os motivos principais para 38,1% e 29,3%, respectivamente.

Maiores torcidas

Como já era de se esperar, a maior torcida do Brasil é a do Flamengo, seguida pela do Corinthians e São Paulo. A torcida do Vasco é a quarta maior do Brasil e a do Palmeiras fecha o top 5. Entre os clubes gaúchos, o Grêmio é o que tem mais torcida e entre os mineiros, o Cruzeiro vence essa disputa. No quesito número de torcedores, o Sport Recife é o campeão do nordeste e o Paysandu o vencedor do norte.

Ter uma torcida gigantesca, no entanto, não é certeza de ter o estádio lotado. Apesar de o Flamengo ser o clube com mais torcedores do Brasil, a média de pagantes em seus jogos é somente a 8ª maior nessa temporada (2016), atrás do Internacional e Atlético Mineiro, que têm a 9ª e 15ª maior torcida do país, segundo o levantamento do SPC/CNDL. O Palmeiras, que tem a 5ª maior torcida é o segundo que mais coloca gente no estádio. O Cruzeiro tem a 5ª melhor média de público, mesmo sendo o 13ª clube com mais torcedores no país. O Corinthians é o clube que mais coloca torcedores no estádio. Nessa temporada, a média do Timão é de 32,571 pagantes.

Proporcionalmente, as torcidas com mais pessoas acima dos 55 anos são as do Santos, Fluminense e Internacional. Ainda de acordo com a pesquisa feita pelo SPC/CNDL, Vasco, Palmeiras, Santos, Internacional, Cruzeiro, Bahia, Atlético Mineiro, Coritiba e Fortaleza são os times que, proporcionalmente, possuem mais torcedores apaixonados.