5 histórias em quadrinhos que você precisa conhecer Esqueça por um tempo Homem Aranha, Batman e Superman para fazer um mergulho no sombrio lado B das HQ’s gplus
   

5 histórias em quadrinhos que você precisa conhecer

Esqueça por um tempo Homem Aranha, Batman e Superman para fazer um mergulho no sombrio lado B das HQ’s

Confira Também

É indiscutível a importância dos grandes heróis da Marvel e da DC: o cinema está aí para provar que grandes personagens são eternos e, mais, que isso sempre se renova. Porém o mundo dos quadrinhos não se resume apenas a Homens de Ferro e Superman. Pelo contrário, há uma gama de histórias muito ricas, inovadoras e geniais. 

Pensando nisso resolvemos sair do lugar comum e apresentar para aqueles que não são tão familiarizados com o mundo dos quadrinhos cinco grandes HQ’s que você PRECISA ler. 

#5 – Maus: A Survivor’s Tale 
Produzido por Art Spiegelman, Maus é um romance gráfico que narra a história de seu pai (Vladek Spiegelman), um judeu polonês que lutou muito para sobreviver ao Holocausto. Além de tratar o antissemitismo brilhantemente, a grande sacada de Maus foi retratar diferentes grupos étnicos através de espécies de animais: os judeus são os ratos (em alemão: maus); os alemães, gatos; os franceses, sapos; os poloneses, porcos; os americanos, cachorros; os suecos, renas; os ciganos, traças; os ingleses, peixes. O uso de antropomorfismo, uma técnica familiar em desenhos animados e em tiras de quadrinhos, foi uma sacada irônica em relação às imagens propagandistas do nazismo, que mostravam os judeus como ratos e os poloneses como porcos. Para os aficionados pela Segunda Guerra, Maus é um prato cheio, intenso e visceral. 

#4 – Preacher 
Criada pelo roteirista Garth Ennis e pelo desenhista Steve Dillon e inspirada em Quentin Tarantino, Clint Eastwood e David Lynch, Preacher conta a história de Jesse Custer, um ex-pastor que foi possuído por uma entidade sobrenatural que lhe confere o poder de fazer com que qualquer pessoa o obedeça. Essa entidade (chamada Gênesis) é fugitiva do Paraíso e os anjos a procuram para prendê-la novamente. Quando descobrem que ela e Jesse Custer se tornaram um só, o objetivo passa a ser matá-lo. Para isso ressuscitam um matador do século XIX, o Santo dos Assassinos, e o enviam em seu encalço. 

#3 – Hellblazer 
Provavelmente o mais conhecido da lista, criado por Alan Moore, Stephen Bissette e John Totleben, a série Hellblazer conta a história de John Constantine um mago exorcista cínico e viciado em cigarros. Publicada originalmente nos saudosos anos 1980, as histórias de John Constantine ficaram marcadas pelo horror oriundo da magia suja e nada glamourosa e pelos conflitos psicológicos de Constantine, além de agruras e mazelas sociais e o forte teor crítico que Jamie Delano imprimiu ao conteúdo das histórias. Hellblazer é a série mais antigo do selo Vertigo, a divisão de quadrinhos para adultos da DC Comics.

#2 – Watchmen
Criado pelo mestre Alan Moore (Hellblazer, V de Vingança, Batman: A Piada Mortal)Watchmen é considerada um marco na evolução dos quadrinhos nos EUA: introduziu abordagens e linguagens antes ligadas apenas aos quadrinhos ditos alternativos, além de lidar com temática de orientação mais madura e menos superficial, quando comparada às histórias em quadrinhos comerciais publicadas na época. O sucesso de crítica e público que a série teve ajudou a popularizar o formato conhecido como graphic novel. A história de Watchmen se passa nos EUA, em 1985. O país está vivendo um momento delicado no contexto da Guerra Fria e em via de declarar uma guerra nuclear contra a União Soviética. A mesma trama envolve os episódios vividos por um grupo de super-heróis do passado e do presente e os eventos que circundam o misterioso assassinato de um deles. Watchmen também é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923. A franquia também chegou ao cinema através de uma brilhante adaptação feita pelo diretor Zack Snyder.  

#1 – Sandman 
Uma das mais belas obras em HQ já escritas. Criado por Neil Gaiman, Sandman conta a história de Morpheus, um dentre os sete perpétuos, a representação antropormófica do sonho. Ele é inicialmente preso por um grupo de humanos que almejava prender sua irmã mais velha, Morte, para que se tornassem imortais. Morpheus (que também é conhecido como Sonho, Sandman, Oneiros, (Lorde) Moldador, Kai’Ckul, senhor do sonho e vários outros em línguas já esquecidas) é o governante do Sonhar. Ele é um Pérpetuo - os Perpétuos são manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Os 7 perpétuos não são deuses, mas entidades além responsáveis pelo ordenamento da realidade conhecida. Só sua existência mantém coeso o universo físico e todos os seres vivos. Apesar de complexo, Sandman é intenso e poético. Vale muito a leitura.


Marcel Costa