Como aumentar a testosterona naturalmente Saiba como aumentar a testosterona de maneira saudável através de bons hábitos gplus
   

Como aumentar a testosterona naturalmente

Saiba como aumentar a testosterona de maneira saudável através de bons hábitos

Confira Também

A testosterona é o principal hormônio masculino por estar associado ao desenvolvimento dos tecidos reprodutores, como testículos e próstata. Apesar das mulheres também produzirem a testosterona, as quantidades fabricadas por homens são aproximadamente 10 vezes maiores do que o que elas reproduzem. Por esta razão, a testosterona ficou comumente conhecida como hormônio masculino.

Nos homens, a testosterona também é responsável por fornecer as principais características masculinas como crescimento de massa muscular e sua definição, engrossamento da voz, estatura, crescimento de pelos no corpo como, por exemplo, a barba, além de manter os níveis equilibrados de libido e prevenir doenças como osteoporose.


Todos esses “benefícios”, no entanto, tem um tempo de validade: a produção da testosterona tende a cair conforme a idade vai passando. Por isso homens acima dos 30 anos precisam se manter atentos a pequenos sinais que indicam a baixa produção desse hormônio, como o cansaço durante o dia, baixo desempenho sexual, dificuldade no desenvolvimento dos músculos, dentre outros. Isso não quer dizer que, em alguns casos, a insuficiência de testosterona não afete os jovens de alguma maneira.

Como este hormônio é responsável por estimular o crescimento e desenvolvimento saudável dos músculos, bem como garantir energia para as atividades diárias, muito homens vivem querendo saber como aumentar a testosterona de forma natural e sem prejudicar o organismo como um todo. Os jovens que mencionei a cima estão entre eles, pois muitos sentem dificuldade em ganhar massa muscular, por exemplo, e recorrem a métodos para elevar os hormônios que aceleram o crescimento dos músculos.

Felizmente, existem alguns hábitos que podem promover a produção saudável desse hormônio, e o melhor, sem prejudicar outras partes do organismo humano – como os anabolizantes fariam.

Grande parte das características da produção hormonal no corpo humano é definida a partir de sua carga genética, por isso, é um pouco complicado definir métodos que funcionem da mesma forma em todas as pessoas. No entanto, é comprovado que a alteração de algumas questões na rotina causa um grande impacto na produção de testosterona. Além disso, o consumo de alguns suplementos também pode contribuir para esse aumento, de forma natural e saudável. 

No entanto, meu amigo, nada de sair por aí injetando porcarias na pele ou comendo feito um louco para crescer. O excesso de testosterona também faz mal aos homens. “O excesso provocado pela ingestão de hormônio por conta própria aumenta o risco de câncer da hipófise e de aceleração de alguns tumores. Inclusive de câncer da próstata. O excesso deste hormônio também pode ser associado à apneia do sono e ao aumento de glóbulos vermelhos no sangue. Somente o médico tem condições de avaliar se será necessária ou não a reposição hormonal, por quanto tempo e com que intensidade”, afirma Glaucia Berreta Ruggeri, endocrinologista e coordenadora médica do NAIS- Núcleo de Atenção Integral à Saúde, da Central Nacional Unimed.

Ainda de acordo com a especialista, a reposição ou ingestão de testosterona pode ser feita por meio de gel, adesivos cutâneos e injeções. Entretanto, qualquer uma dessas opções deve ser exclusivamente prescrita por um médico. 

TESTOSTERONA NATURAL

Para elevar naturalmente o nível de testosterona, há alguns hábitos que todos podem adquirir ou praticar para ter resultados melhores, sendo que estas formas atingem a várias esferas da vida, como alimentação e prática de exercícios, até a forma de lidar com estresse no dia a dia. Veja a seguir um pequeno guia de como aumentar a testosterona de um jeito simples, prático e eficiente.

• BUSCANDO O EQUILÍBRIO
Para que seu corpo sempre responda de forma positiva aos estímulos da testosterona, é preciso que não haja nenhuma disfunção em qualquer das áreas do corpo, e isso inclui corpo e psicológico. A baixa produção de qualquer hormônio sempre acontece por algum motivo, é preciso investigar qual seria esse motivo para então entender como aumentar a testosterona produzida pelo seu corpo.

• ALIMENTAÇÃO REGULADA
A maior parte do que o organismo produz depende diretamente dos nutrientes que são ingeridos diariamente. Por isso os efeitos de uma má alimentação são sentidos por todo o corpo, não apenas no sistema digestivo. Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é baseada basicamente em frutas, carnes magras e legumes, e isso é mais do que o suficiente (quando consumido de maneira adequada) para aumentar o nível de testosterona no organismo. Alguns alimentos, entretanto, devem ser evitados, como soja e açúcar, que elevam os níveis de estrogênio no organismo, inibindo a produção de testosterona.

• OBESIDADE
Homens que estão fora do peso ideal também apresentam uma disfunção na produção de testosterona. E é fácil perceber a relação do peso com o tópico anterior, afinal, uma má alimentação faz com que o sistema digestivo fique totalmente desregulado, aumentando o nível de gordura acumulada que acaba sendo utilizada como fonte de energia, fazendo o organismo entenda que não precisa da testosterona para garantir a força para as atividades diárias. 

• EVITE O ESTRESSE
Com o dia a dia cada vez mais corrido, é quase impossível não viver estressado. Mas tente se calmar, pois o estresse tem uma relação íntima com os níveis de testosterona do seu corpo. Sabemos que não é fácil eliminar as causas da irritação diária, no entanto, há a possibilidade de equilibrá-la através da prática de esportes ou atividades rotineiras. Encontre uma forma de liberar sua mente de toda a carga de estresse acumulada durante a semana para que os níveis de cortisol se normalizem, e a partir disso você saiba como aumentar a testosterona

• GORDURAS BOA
Há alguns tipos de gorduras que são benéficas e saudáveis para o organismo, como a de alimentos como nozes, castanhas, azeitonas, azeites, linhaças, amêndoas, óleo de canola, óleo de soja, óleo de coco e óleo de girassol. Suas propriedades são ricas e importantes na dieta de pessoas que querem aumentar a massa muscular magra e devem ser consumidos em grande quantidade para aumentar a testosterona no corpo do homem.

• SEXO EM DIA
Todo e qualquer estímulo sexual faz o corpo aumentar a produção de oxitocina, aumentando a produção de endorfina, e também aumentando os níveis de testosterona. Sendo assim, meu amigo, transe mais.

• SONO DE QUALIDADE
Enquanto dormimos o corpo está se recuperando do dia que tivemos, e se preparando para o próximo, então ele procura regular todos os sistemas, incluindo o hormonal. Se o sono é interrompido várias vezes por semana, e não chega a uma quantidade suficiente de horas, essa recuperação hormonal acaba sendo ineficiente. Então, para aumentar a testosterona naturalmente, é importante também que você tenha um sono de qualidade – de no mínimo seis horas. 

• ATENÇÃO PARA A SAÚDE MENTAL
Problemas como depressão e ansiedade também impactam na produção de hormônios, entre eles a testosterona. Procure manter um cronograma de visitas ao psicólogo, pois além de garantir o acompanhamento do especialista, você poderá aliviar bastante do estresse acumulado.

• NADA DE CIGARRO E ÁLCOOL 
Os compostos que formam os cigarros são responsáveis por desregular totalmente a produção de hormônios, além de estarem diretamente ligados a problemas respiratórios e à impotência sexual. Além dele, o consumo descontrolado de bebidas alcoólicas intensifica as transformações do hormônio masculino em estrogênio, diminuindo drasticamente a quantidade de testosterona circulando no organismo.

• MODERE OS CAFEZINHOS
O café não traz efeitos que possam ser comparados com os das bebidas alcóolicas ou do cigarro. Mas, o consumo exagerado pode diminuir os níveis de testosterona, pois a cafeína induz a produção de cortisol, hormônio que inibe a produção das glândulas hormonais de fabricar o hormônio.

• TREINOS INTENSOS
Se você já tem o hábito de treinar intensamente quase todos os dias, fale com seu instrutor sobre a necessidade de aumentar os níveis de testosterona, é bem provável que ele altere a sua rotina de treinos para exercícios mais curtos e muito mais intensos. Agora, se você não se exercita, procure uma academia próxima e coloque o corpo para malhar. 

• SUPLEMENTOS ALIMENTARES
O uso de suplementos alimentares que estimulam a produção de testosterona também é uma alternativa. Consulte um especialista para saber, antes de tudo, qual é o tipo de suplementação mais recomendada para você que quer crescer e aumentar o nível de testosterona. 


Nathalia Marques