7 mitos e verdade sobre o Tesouro Direto O Tesouro Direto é um dos investimentos de renda fixa mais seguros que existem. Veja alguns mitos e verdades sobre ele gplus
   

7 mitos e verdade sobre o Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um dos investimentos de renda fixa mais seguros que existem. Veja alguns mitos e verdades sobre ele

Confira Também

Investir em títulos públicos, por meio do Tesouro Direto, é uma excelente opção para quem deseja diversificar a sua carteira e ainda buscar uma rentabilidade melhor do que a poupança, principalmente agora que os juros estão na casa dos dois dígitos. De acordo com o site do Tesouro Nacional, são mais de 396 mil CPFs cadastrados no programa. 

VEJA MAIS:

O objetivo do Governo em oferecer esta modalidade de investimento é financiar sua dívida através da emissão desses títulos, pagando um rendimento de acordo com o prazo ou título escolhido pelo investidor. 

Para saber qual o tipo de investimento é melhor para o seu bolso, é importante saber que os títulos são divididos em duas categorias: os prefixados, que têm o rendimento anteriormente definido, e o pós-fixado, com rentabilidade associada a algum índice que pode oscilar conforme mudanças de cenário (já falamos bastante sobre isso aqui).

Apesar de ser um dos investimentos de renda fixa mais seguros que existem, muitas pessoas ainda tem dúvidas a respeito. Para esclarecê-las, apontamos os mitos e verdades sobre o Tesouro Direto. Confira:

É FÁCIL E BARATO INVESTIR NO TESOURO DIRETO
VERDADE. Os principais diferenciais do Tesouro Direto são o pequeno valor exigido para o investimento inicial (aproximadamente R$ 30), baixo risco de crédito, boa liquidez e a facilidade na hora de investir. É necessário apenas, ter uma conta em um banco ou corretora. O investidor deve ficar atento apenas aos custos das operações (TED, DOC, etc), que podem variar de instituição para instituição.

PRECISO FICAR COM TÍTULO ATÉ O VENCIMENTO
MITO. O investidor pode vender seu título antes do vencimento, diretamente ao Tesouro Nacional, pelo seu valor de mercado naquele momento. É importante, no entanto, tomar cuidado para ajustar a sua necessidade com a data de vencimento do título. Se a intenção é resgatar o dinheiro no curto prazo, não faz sentido comprar um título de longo prazo, entende? Também é importante ficar atento ao Imposto de Renda, cuja alíquota é maior para resgastes realizados em prazos menores.

O RESGATE ANTES DO VENCIMENTO É SEMPRE RUIM
MITO. Quem decidir vender um título prefixado antes do vencimento corre o risco de resgatar um valor inferior ao aplicado caso, nesse meio tempo, tenha ocorrido uma elevação na taxa de juros, no entanto se ocorrer uma redução na taxa de juros, o rendimento será superior a taxa prefixada.

NÃO VALE A PENA INVESTIR POR MENOS DE 2 ANOS, EM RAZÃO DO IMPOSTO DE RENDA
MITO. Mesmo com a incidência do Imposto de Renda, as aplicações no Tesouro Direto podem ser mais vantajosas. Quanto mais tempo o valor ficar investido (e quanto mais aportes mensais você fizer), menor a alíquota cobrada. As taxas variam de 22,5% para aplicações de até 180 dias e chegam até 15%, para aplicações acima de 720 dias.

A RENTABILIDADE DO TESOURO DIRETO PODE SER MAIOR QUE A DA POUPANÇA
VERDADE. No atual cenário econômico, o retorno da poupança tende a ficar abaixo da inflação. A poupança rende cerca de 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial (TR). Os títulos públicos atrelados à inflação, por exemplo, pagam, atualmente, juro fixo de aproximadamente 6% a.a mais a variação do IPCA. Ou seja, o investidor fica protegido do aumento dos preços e tem um ganho real de 6% a.a. 

É UMA BOA OPÇÃO PARA CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO
VERDADE. O Tesouro Direto oferece diversas opções que se encaixam em curto, médio e longo prazo. Para quem pensa no curto prazo, os títulos pós-fixados são boas opções, pois são corrigidos diariamente pela taxa Selic. Para os que pensam no médio prazo, os títulos prefixados podem ser boas alternativas. Já para os que pensam em aposentadoria, o melhor é optar por um título que siga a inflação. É importante conhecer as características de cada título para escolher a melhor opção de acordo com o objetivo e prazos determinados (saiba mais aqui).

TESOURO DIRETO SÓ É BOM PARA QUEM INVESTE POUCO
MITO. A remuneração paga no Tesouro Direto é a mesma tanto para quem investe pouco, quanto para quem investe valores maiores. A rentabilidade antes disponível só para grandes investidores agora também é acessível aos pequenos.


Nathalia Marques