10 dicas de como terminar o relacionamento sem magoá-la Quer terminar sem magoar a parceira? Veja nossas dicas e saiba como gplus
   

10 dicas de como terminar o relacionamento sem magoá-la

Quer terminar sem magoar a parceira? Veja nossas dicas e saiba como

Confira Também

Deixar de gostar de uma pessoa não é algo incomum e pode acontecer em qualquer etapa de um relacionamento, seja nos primeiros meses de convivência ou mesmo após anos juntos. Quando os sinais do desgaste começam a aparecer, o mais natural é que a pessoa fique confusa e com medo de tomar a decisão de terminar o relacionamento.

É claro que o fim de um namoro ou casamento, geralmente, é algo muito difícil de gerir pelo lado mais fraco da relação. Por muito que se tente escolher as palavras certas para terminar, a outra pessoa pode reagir mal ou de uma maneira inesperada, principalmente quando não está esperando por aquilo. 

Por essas e outras, a verdade é um valor importante a ter em conta na hora de terminar um relacionamento, pois só assim você irá sentir que fez as coisas da melhor forma possível para os dois, cabendo a sua companheira aceitar e seguir em frente. 

Se você está entre os que chegaram a conclusão de que está realmente infeliz e quer terminar a qualquer custa, mas que não quer magoar a moça de forma alguma, ou tem medo, fique calmo. Fizemos algumas dicas básicas para te encorajar a colocar um ponto final em tudo sem chatear a (ex) companheira. Confira!

#1 – SEJA OBJETIVO
Algumas pessoas acreditam que a melhor forma de terminar um relacionamento é ir dando “mancadinhas” ou ir se afastando da pessoa aos poucos. Apesar da prática ser comum, ela é a pior coisa que você pode fazer com o outro em caso de término. Ao contrário disso, seja homem e enfrente seus problemas cara a cara, isto é, sente, converse com a moça, e explique o que sente e os motivos que levou você a tomar esta decisão. 

#2 – SEJA COMPREENSIVO COM OS SENTIMENTOS DELA
Mostre-se preocupado com os sentimentos dela, isso deixará tudo menos traumático. Se o seu objetivo é não magoá-la, seja amigo dela nesse momento e dê o suporte que achar necessário, sem dar esperanças, claro.

#3 – SEJA HONESTO 
Por mais que doa, todos nós queremos saber a verdade. Então aja assim com ela também. Diga, com calma, o que aconteceu para tomar essa decisão e seja sincero quando ela perguntar algo – só não exponha coisas que vão machucar a moça sem necessidade.

#4 – ANTES DE MAIS NADA, ESTEJA DECIDIDO
Termine o relacionamento assim que você perceber que acabou. Permanecer em um relacionamento que não é saudável pode deixá-lo com sentimentos de ressentimento que só vão lhe deixar com marcas ruins do passado. Evite desperdiçar o tempo dos dois e faça o que precisa ser feito.

#5 – DÊ LIBERDADE AOS SENTIMENTOS DELA, MAS NÃO SE RESPONSABILIZE POR ELES
Você fica mole ao ver uma mulher chorar? Pois aguente dessa vez. Você não pode pensar nunca que é totalmente responsável pela felicidade da parceira. Ela tem terá que aprender a lidar com a perda do jeito dela, afinal, ela vivia bem antes de você – muito possível que continue vivendo depois.

#6 – PREPARE O LUGAR TAMBÉM
Nada de marcar para terminar dentro do carro, no shopping ou em dia ensolarado no parque. Termine com ela em particular, de preferência na casa dela, para que não saia da sua casa, por exemplo, aos prantos e ainda tenha que tomar um ônibus ou dirigir, por exemplo. E, além de tudo, garanta a privacidade de vocês também.  

#7 – SEJA COMPREENSIVO COM O MOMENTO DELA
Às vezes sua parceira está, por exemplo, passando por um instante difícil com algum familiar, na faculdade ou até tendo uma crise existencial. Você acha que não é a hora certa para um fim de namoro, né?  Não estou dizendo que você tem que arrastar o término com a barriga até a vida dela estar “ok”, mas, as vezes, pense bem se o “problema com ela” não é a causa dos seus sentimentos estarem abalados.  Muitas vezes, as fases ruins na vida de alguém podem prejudicar um relacionamento, mas, se você a ama, experimente ajudá-la invés de tentar dar um ponto final. 

#8 – NÃO É UM FILME, ENTÃO, NADA DE CLICHÊS 
Esqueça frases do tipo “não é você, sou eu”, “é só um tempo” e outras que só enrolam a parceira. Embora as frases se encaixem verdadeiramente nas suas razões para terminar, aqui, o não dito é muito melhor do que o mal dito. Seja sincero logo e torne esse momento algo menos tenso e planejado possível.

#9 – TERMINE TUDO PESSOALMENTE
Isso é obvio. Evite a todo custo, terminar um namoro pelo telefone, Whats, Skype, e-mail, etc. Faça a tarefa cara-a-cara, em pessoa. Romper através de um meio de comunicação pode ser interpretado como uma atitude completamente insensível e imatura. Faça um esforço e separe um tempo para fazê-lo com a pessoa. Isso mostrar que você valoriza o seu antigo relacionamento o suficiente para falar com ela pessoalmente.


Nathalia Marques