Alavanque sua carreira Um bom profissional deve estar a frente de seu tempo, e por isso, separamos 7 dicas simples para ajudá-lo a chegar lá. Confira! gplus

AreaH - Baixe grátis na Apple Store

AreaH - Baixe grátis na Google Play

   

Alavanque sua carreira

Um bom profissional deve estar a frente de seu tempo, e por isso, separamos 7 dicas simples para ajudá-lo a chegar lá. Confira!

Confira Também

O mundo corporativo tem seus próprios mecanismos de funcionamento, e ao adentrar neste universo, se o profissional não se atentar a alguns detalhes, poderá fadar sua carreira ao fracasso. Embora variem a cada ambiente de trabalho, é preciso atentar-se a algumas regras básicas caso o seu desejo seja crescer na empresa. 

Muito além de simplesmente “mostrar trabalho”, é necessário que você esteja de fato interessado no que faz e existem formas bem simples de demonstrar isso. Separamos algumas dicas para você. Confira!

#1 Aprenda a trabalhar em um ambiente compartilhado - Embora seja fato que a grande maioria sonha em ter uma sala exclusiva, a vida em um escritório, pelo menos no início, às vezes significa dividir o espaço. Talvez seja difícil se concentrar no começo e nem sempre será confortável, mas você deve aproveitar este tempo para fazer boas conexões com as pessoas com quem você poderá compartilhar suas ideias.

#2 Saiba rastrear as métricas das mídias sociais - Atualmente, a mídia social está intimamente ligada a quase todo tipo de trabalho e saber como usar as informações que ela dispõe pode ser a chave para seu crescimento na empresa. Se você é capaz de rastrear as métricas relevantes -likes, tweets, etc- você poderá usar estas informações para propor novas abordagens ou novos projetos relacionados à sua empresa.

#3 - Escreva bem, expresse-se com clareza - Você não precisa ser um grande escritor, mas deve ser capaz de se expressar com coesão e clareza quando escreve. Antes mesmo de começar a buscar um emprego ou até de sair “tuítando” por aí (lembre-se que hoje em dia as empresas visitam os perfis das redes sociais dos candidatos), certifique-se de exercitar sua escrita e buscar orientação. Lembre-se: Frases confusas ou “enfeitadas” demais podem lhe custar o emprego.

#4 Aprenda a trabalhar fora do horário convencional - Trabalhar das 09h as 17h é ótimo, se você está em um escritório convencional. Entretanto, se você desenvolve qualquer tipo de trabalho criativo, especialmente como freelancer, você precisará se acostumar a trabalhar em qualquer horário e com um preza muitas vezes bem apertado. Da mesma forma que haverá dias em que irá trabalhar até altas horas, em outros terá a calmaria e este equilíbrio é importante. Esteja pronto!

#5 Tenha uma atividade que não tem nada a ver com o seu trabalho - Suas habilidades com Photoshop podem lhe ajudar a conseguir um emprego, mas você precisa ter interesses criativos fora do ambiente de trabalho. Faça teatro, forme uma banda. As possibilidades são inúmeras! Além de ampliar seu campo de visão e refrescar suas ideias, vão lhe dar pontos no trabalho, já que as empresas valorizam funcionários dinâmicos.

#6 Ajude seus colegas de trabalho sem cobrar- Parte da vida de um profissional criativo é a troca de serviços, muitas vezes de forma gratuita. Quando você “empresta” sua habilidade a um colega, além de estar acrescentando material em repertório profissional, você ainda poderá contar com ajuda quando tiver dificuldade em algum projeto. Apesar de não ser pago, você irá adquirir mais experiência e fazer conexões. Além disso, terá mais um projeto para acrescentar em seu portifólio.

#7 Exercite a capacidade de síntese - O que você faz pode ser extremamente complexo, conceitual e até esotérico, mas você deve ser capaz de resumir em poucas frases e de forma clara, tanto no papel quanto em pessoa. Nenhum empregador em potencial vai querer ouvir detalhes profundos do projeto. A capacidade de comunicar exatamente do que se trata se projeto em poucas palavras demonstra mais propriedade sobre o assunto do que se você expuser detalhes demais.