A chave bafômetro Criado para a Fiat, device desenvolvido pela Isobar apresenta solução contra o hábito de beber e dirigir gplus
   

A chave bafômetro

Criado para a Fiat, device desenvolvido pela Isobar apresenta solução contra o hábito de beber e dirigir

Confira Também

Não importa o quão severas se tornem as leis que buscam inibir o hábito de ingerir álcool e dirigir, vez ou outra, quase todo mundo acaba acaba burlando-as, até sem segundas intenções. Quem nunca se convenceu a dirigir após o consumo de álcool usando dos seguintes argumentos: “só foi um chopinho”; “apenas uma taça de vinho”; “só uma dose de uísque”. Embora uma parcela considerável das pessoas não fique bêbada após a ingestão de uma única dose de álcool, lei é lei e devemos cumpri-la. Ponto.

Pensando nisso, e com objetivo de fazer os motoristas - principalmente os mais jovens - a pensarem duas vezes antes de dirigir depois de consumir álcool, A Fiat está desenvolvendo um projeto em parceria com a Isobar chamado Fiat Safe Key. 

A Safe Key é a primeira chave de carro do mundo que tem a intenção de salvar vidas. O produto, que por enquanto é um protótipo, consiste em uma chave-canivete especial com bafômetro integrado. Para abri-la, o usuário deve sopra-la. Em menos de um segundo, ela analisa as partículas do sopro do motorista e só libera a chave do carro caso não sejam identificados traços de álcool.

Além de servir como um alerta para o motorista, a Safe Key oferece opções de suporte: quando constata traços de álcool no sopro do usuário, o dispositivo se conecta ao smartphone do motorista via Bluetooth low energy, abre um aplicativo de táxi e envia uma mensagem SMS para um contato pré-cadastrado. E, para garantir a duração da bateria por mais de um ano de uso, o sopro do motorista é o que liga a Fiat Safe Key.

Embora a Safe Key não seja a solução de todos os problemas, é uma nova iniciativa que busca preservar a vida das pessoas, não apenas do motorista, mas de todos aqueles possíveis alvos de um condutor embriagado. Segundo Fred Saldanha, Chief Criative Officer da Isobar Américas, a ideia é que dentro de alguns anos a Safe Key se torne um produto de segurança obrigatório para todos os carros. 

Mesmo sendo apenas um protótipo, o caráter inovador do projeto já teve reconhecimento internacional: foi o único case brasileiro a figurar na seleta lista de finalistas do Innovation Lions, competição de inovação do Festival Internacional de Criatividade de Cannes realizado anualmente na França.


Marcel Costa