5 dicas para deixar o sedentarismo de lado Especialista ensina como eliminar os obstáculos mais comuns entre os sedentários e mexer o corpo desde já gplus
   

5 dicas para deixar o sedentarismo de lado

Especialista ensina como eliminar os obstáculos mais comuns entre os sedentários e mexer o corpo desde já

Confira Também

Em 2016 o Ministério do Esporte apresentou uma pesquisa sobre a atividade física no Brasil – e o resultado não foi nada positivo. De acordo com o estudo, 45,9% dos brasileiros entre 15 e 74 anos são sedentários, ou seja, quase metade da população brasileira.

Todo sedentário, de fato, encontra uma boa desculpa para “fugir” da prática de exercícios e uma vida saudável. Para essas pessoas, sempre há um bom motivo para evitar os treinos, mesmo sabendo que a falta de atividades físicas pode ser prejudicial à saúde.

Diversas outras pesquisas já constatam que realizar exercícios regularmente é a melhor maneira de prevenir doenças crônicas como câncer, hipertensão e diabetes. Além disso, exercícios regulares diminuem os níveis de estresse, ajudam a largar hábitos nocivos como o álcool e o cigarro, e propiciam a adoção de um estilo de vida mais saudável.

“As famosas desculpas, muitas vezes, impedem o início de uma rotina de treinos ou de uma dieta mais equilibrada. Mas essas são barreiras que podem ser facilmente superadas, ao contrário do que alguns acreditam. Basta ter força de vontade e um pouco de disciplina”, explica Cris Senna, atleta e criadora do Desafio Vip 60, método simples e definitivo de queima de gordura corporal.

Para te ajudar a deixar o sedentarismo de lado, e dar aquele up na sua saúde, a especialista listou cinco atitudes para “virar a página” e incluir agora mesmo os exercícios no seu dia a dia. Confira!

MUDANÇA DE MENTALIDADE
Pense em mudar seu cotidiano, adotando uma rotina mais saudável. "É importante colocar na cabeça que é possível conciliar as tarefas cotidianas com as atividades físicas. Introduzir 12 minutos de treinos diários já é um grande passo para dar um basta no sedentarismo”, ensina Cris. 

MOTIVAÇÃO
"Estou bem assim" é uma das desculpas que pode esconder a falta de motivação para treinar. “É importante não deixar que o desânimo vença. Muitas pessoas se matriculam em academias tradicionais, mas acabam desistindo. Quando fui proprietária de uma academia, observava que muitos alunos não conseguiam alcançar suas metas e acabavam desestimulados”, conta a atleta.

Por isso, segundo a especialista, é importante estabelecer aonde se quer chegar e procurar uma reeducação alimentar para obter resultados já a curto e médio prazo. "Quanto mais rapidamente os resultados forem percebidos, maior será a motivação para continuar o treino", comenta Cris.

INEXPERIÊNCIA
A falta de experiência é um fator que deve ser observado com cuidado por quem decide deixar de ser sedentário. "O Desafio Vip 60 é formado por quatro módulos, que vão do condicionamento físico básico aos exercícios mais intensos e vigorosos. Cada módulo é voltado para um perfil específico de aluno – sedentário, iniciante, intermediário e avançado. Por isso, o método é adequado aos praticantes de qualquer nível”, diz.

TEMPO
Por ser uma questão que afeta a vida da maioria das pessoas hoje em dia, a falta de tempo é, provavelmente, a desculpa mais usada para manter-se sedentário. “De fato, frequentar uma academia demanda tempo. Considerando a ida, o período de treino e a volta, é uma atividade que toma algumas horas do dia. Por isso mesmo, criamos um método 100% online, que ajuda as pessoas a treinar de forma rápida, prática e eficaz, e que pode ser executado de qualquer lugar – dentro de casa, na praia, em um parque ou praça pública”, conclui Cris.


Nathalia Marques