8 comportamentos que todo homem deveria largar quando chega aos 30 anos A chegada da terceira década de vida traz também novas responsabilidades e cuidados tanto com a saúde do corpo quanto da mente gplus
   

8 comportamentos que todo homem deveria largar quando chega aos 30 anos

A chegada da terceira década de vida traz também novas responsabilidades e cuidados tanto com a saúde do corpo quanto da mente

Confira Também

A tão aguardada (e temida) virada dos 20 para os 30 anos costuma trazer uma nova percepção sobre a própria vida. Quase num piscar de olhos, você já é um adulto completo e com responsabilidades, deveres, direitos, conquistas e objetivos. Mas esta nova década que acaba de começar também trará uma terrível (ou não) verdade: você não é mais nenhum jovenzinho inconsequente que acaba de começar a andar com as próprias pernas e já está na hora de começar a se cuidar melhor e tomar decisões e atitudes que condizem com a sua idade.

LEIA TAMBÉM

"Mas por onde começar?" costuma ser a dúvida de muita gente que acaba de completar os 30 anos. Para pessoas que estão nessa situação, vale lembrar que a maturidade deve ser percebida nos mínimos gestos do dia a dia, não na forma como você se veste ou fala. Dar mais importância aos compromissos e chegar sempre no horário, por exemplo, pode parecer pouco, mas demonstra que você não é mais aquele jovem rapaz despreocupado de alguns anos atrás.

Para ajudar você nessa nova fase de sua vida, separamos 8 hábitos que todo homem deve largar quando chega aos 30 anos. Confira:

#1 - NÃO LUTAR PELO QUE QUER

Quando crianças, achamos que ser adulto é sinônimo de vida resolvida, sabedoria, dinheiro no bolso e tudo que o acompanha. Mas quando crescemos, percebemos que nada disso era verdade: todos estamos perdidos, tentando fazer nosso melhor pra viver da melhor forma possível. É quando percebemos também que nada cai no nosso colo magicamente e temos que correr atrás do que queremos para nós mesmos. Então, se você acaba de chegar aos 30 e ainda não começou a lutar para realizar as coisas, agora é a hora perfeita para cair na real e fazer o que estiver ao seu alcance para tornar seus sonhos e objetivos realidade.

#2 - NÃO CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO

Muitos de nós podemos passar as primeiras duas décadas de vida sem nem mesmo saber o que a palavra "metabolismo" significa, mas, de repente, somos apresentados a ela como um soco no estômago. Lembra daquele fast-food delicioso em que você comia toda semana? Quando você passa dos 30 anos, percebe que toda aquela "porcaria" que botava pra dentro sem olhar duas vezes não passa batido como antes e suas consequências começam a ser notadas, principalmente na balança. A partir daí, aquela saladinha que você tanto menosprezava nos almoços passa a ser mais atraente do que qualquer hambúrguer pingando óleo.

#3 - ATRASAR DECISÕES E ATITUDES

Quando somos jovens, temos o (péssimo) hábito de atrasar decisões e atitudes que poderiam influenciar nossa vida, crentes que temos todo o tempo do mundo para fazer e desfazer ações como bem entendemos. Porém, a chegada dos 30 anos nos presenteia com a consciência de que nosso tempo é limitado e devemos utilizá-lo da melhor maneira que for possível. Pedir a mão daquela que é sua namorada há anos em casamento, realizar o sonho de ter um filho ou mesmo de adotar um amigo de quatro patas, vender o carro e viajar o mundo, por exemplo, são sonhos que não podem mais esperar. Defina os próximos passos e trabalhe para torná-los realidade.

#4 - BEBER COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ

Lembra o que falei sobre seu metabolismo ficar cada vez mais lento conforme a idade avança? Mais más notícias, amigo: se quiser manter-se com uma saúde minimamente decente e uma boa forma física, é melhor pegar leve no consumo de álcool daqui pra frente. Além de ganhar mais peso, pois seu corpo vai priorizar as calorias do álcool e "ignorar" as calorias consumidas com os alimentos, beber demais com um metabolismo mais lento do que você está acostumado pode causar ressacas ainda mais duradouras, de até dois dias. Ninguém quer isso, né? Para os mais radicais, abandonar o álcool pode garantir bons resultados na academia.

#5 - NÃO PRIORIZAR A SAÚDE MENTAL

A maioria de nós costuma deixar a saúde mental um pouco de lado durante nossa juventude e adolescência, sem conhecer os vários riscos desse descuido. Quando crescemos e começamos a acumular bagagem de vida (responsabilidades, arrependimentos, preocupações e etc), é nossa mente que costuma sofrer a maior parte dos danos. A curto prazo, podemos até lidar bem com isso, mas chegará uma hora que a "represa" irá se romper. Então é melhor começar a cuidar da sua saúde mental agora e garantir seu bem-estar nos próximos anos. Está estressado? Que tal dar um tempo e conversar com alguém, por exemplo? Vale a pena, acredite.

#6 - ABUSAR DO CONSUMO DE AÇÚCAR

Enquanto o consumo (às vezes) exagerado de açúcar nas suas três décadas de vida anteriores não parecia representar problema algum para a sua saúde, isso pode mudar daqui para frente. Estamos tão acostumados àquela balinha depois do almoço ou àquela colherzinha extra de açúcar no santo café matinal de cada dia que quase não percebemos quando este hábito se torna um vício. Isso mesmo que você leu: vício. Ficamos tão dependentes do açúcar que mal podemos imaginar uma vida sem ele, mesmo sabendo que mais para frente seu consumo pode causar várias doenças graves que irão colocar sua vida em risco, como obesidade e diabetes. 

#7 - ATRASAR-SE PARA COMPROMISSOS

Enquanto atrasar-se alguns minutinhos na escola ou na faculdade não representava grandes problemas (a menos que fosse dia de prova), aparecer um pouco mais tarde em compromissos agendados durante a vida adulta pode te dar uma baita dor de cabeça. Quando se é adulto, todos estão ocupados demais para esperar por você mais do que o combinado. Se sua namorada já fica irritada com aqueles 15 minutinhos a mais que você precisou para estacionar o carro, imagine como seu chefe pode se sentir quando você se atrasa para uma reunião de negócios, por exemplo. Melhor não arriscar, não é mesmo?

#8 - EVITAR OS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Se você acaba de completar seus 30 anos e é um frequentador da academia, você já está muito melhor do que a maioria dos outros caras na sua idade. Isso porque muitos deles estão muito mais preocupados em crescerem na carreira e cuidar da recém-formada família (nada contra, é claro) do que cuidar do próprio corpo como ele merece. Se esse não é seu caso e você passa longe dos exercícios físicos, sugiro que repense e se matricule na academia o quanto antes. Daqui a alguns anos, você vai agradecer. Se puxar ferro não é sua praia, praticar esportes com frequência também deve ajudar você a se manter em forma sem problemas.


Luis Carvalho