Aeróbicos em jejum: como fazer da maneira correta Os aeróbicos em jejum são uma ótima ferramenta para quem deseja queimar gordura e manter a massa muscular gplus
   

Aeróbicos em jejum: como fazer da maneira correta

Os aeróbicos em jejum são uma ótima ferramenta para quem deseja queimar gordura e manter a massa muscular

Confira Também

Queridinho dos bodybuilders, mas não muito aceito pelos médicos e nutricionistas, o Aeróbico em Jejum (famoso AEJ) ficou famoso nas academia há alguns anos. A razão para tal é de que o AEJ  ajuda a queimar gordura com muito mais facilidade. "Quando você come e depois faz exercícios, seus níveis de insulina estão altos, ou seja, dificulta a queima de gordura. O argumento usado a favor dessa prática é que, como o corpo está em jejum, com menos glicose para queimar como energia do que se tivesse acabado de comer, o organismo acaba usando a gordura para queimar. Então, a queima de gordura é mais eficiente", diz Thiago Moreira, professor da Smart Fit.

VEJA MAIS:

Na opinião do especialista, o Aeróbico em Jejum  pode ajudar, sim, a emagrecer, desde que os exercícios  sejam bem planejados por um professor de educação física, acompanhado de uma dieta hipocalórica bem elaborada pelo profissional de nutrição. "Estudos mostram que a longo prazo, o treinamento em jejum melhorou a eficiência de proteínas responsáveis pela eficiência do transporte de gorduras", afirma.

Apesar dos benefícios, é importante saber que a o AEJ só é recomendado para pessoas adeptas ao jejum intermitente ou as que não se dispõe de tempo e/ou apetite para se alimentar pela manhã, assim como pessoas que não toleram exercícios aeróbios de alta intensidade. "A desvantagem desta prática, é a intolerância à alta intensidade de esforço, devida à alta demanda de energia que este tipo de atividade precisa. Logo, a quantidade de calorias gastas durante o aeróbio em jejum é relativamente mais baixa", explica Moreira.

Mas não serão duas ou três horas que o farão queimar o hambúrguer da última noite: devido à baixa intensidade do exercício, recomenda-se que seja feito de 30 minutos a 1 hora para compensar o baixo gasto calórico.

Outra atenção que você deve ter ao realizar o AEJ é se você tem pré-disposição a diabetes. O jejum pode aumentar risco de algumas doenças complicarem, como, por exemplo, alterar a fonte de energia da glicose para a gordura, o que pode levar à tontura e aumento da frequência cardíaca.

Vale ressaltar, ainda, que o Aeróbico em Jejum não é recomendado para atletas. A razão é óbvia: perda de rendimento. " A eficácia e indicação do AEJ estão diretamente associadas a contextos muito específicos. Por isso, ele não é indicado para qualquer pessoa!", alerta o profissional.

Para finalizar, Moreira ainda ressalta que tal prática deve ser iniciada de forma gradual, seguindo o seu ritmo. "Nada de pular da cama e sair correndo por aí pois não é assim que se faz e nem todos se adaptam bem ao exercício feito em jejum, precisando primeiro ter sua individualidade biológica respeitada", recomenda. Por isso, é de grande importância o acompanhamento de um profissional capacitado para que tal técnica funcione e você, possa desfrutar dos seus benefícios e alcançar seus objetivos.