8 mitos e verdades sobre cabelos oleosos Especialista diz que boa parte dos homens chegam ao salão reclamando da oleosidade capilar gplus
   

8 mitos e verdades sobre cabelos oleosos

Especialista diz que boa parte dos homens chegam ao salão reclamando da oleosidade capilar

Confira Também

Muitos homens decidem lavar o cabelo logo pela manhã, ao acordar, mas quando chega a hora do almoço, o cabelo já está todo oleoso, com uma irritante sensação de sujeira. 

Os fios costumam ficam grudados a pele ganha um aspecto bem desagradável... ou seja, se torna um verdadeiro incômodo. 

A barbeira Thais Antunes, especialista na área masculina, diz que boa parte dos homens que chegam ao salão reclamam da oleosidade capilar. 

LEIA TAMBÉM 

Ela desvenda oito mitos e verdades sobre os cabelos oleosos masculinos, esse incômodo que preocupa os mais diversos tipos de homens e nas mais variadas faixas etárias. Confira o que diz a barbeira: 

| HOMENS NÃO TENDEM A TER CABELOS OLEOSOS 
MITO - De acordo com Thais, o cabelo curto favorece a distribuição mais rápida do sebo, o que gera a sensação de oleosidade, mas com algumas medidas é possível pôr fim a esse problema, como banhos mornos e xampus específicos. Homens que tem química no cabelo também tem tendência a ter os cabelos oleosos.

| LAVAGEM COM ÁGUA GELADA DIMINUI A OLEOSIDADE 
VERDADE - A especialista diz que a água gelada ajuda a fechar a cutícula do cabelo, dando um efeito de mais brilho aos fios. De acordo com Thais, a dica é lavar o cabelo com uma água de morna para fria, e deixar o último jato mais gelado, isso vai ajudar no controle da oleosidade. 

| EXISTE UM XAMPU PARA CADA TIPO DE CABELO 
VERDADE - Cada tipo de cabelo requer um tipo de cuidado. No caso dos cabelos oleosos, o mais indicado são xampus transparentes, mas em conjunto com eles também é importante intercalar produtos leitosos, para evitar o ressecamento, diz Thais Antunes. 

| USAR MUITO CONDICIONADOR AUMENTA A OLEOSIDADE 
VERDADE - A barbeira diz que uma pequena quantidade de condicionador já é o suficiente para o fechamento das cutículas, principalmente para os homens que possuem o cabelo mais curto. O condicionador é utilizado para repor parte do óleo natural do cabelo que é retirado pelo xampu. 

O couro cabeludo já produz uma oleosidade natural, por isso para quem tem cabelos compridos é preciso utilizar o condicionador apenas na extensão dos fios. 

| ÁLCOOL E VINAGRE REDUZEM A OLEOSIDADE DOS FIOS 
MITO - Thais alerta que produtos de cozinha e alimentos devem ser usados para ingestão, não no cabelo. Existem produtos próprios para os fios, dos quais é possível conseguir tirar a oleosidade, começando pelo xampu correto e a temperatura da água, além de outros tipos de cuidado. 

| CABELOS OLEOSOS TÊM CASPA 
VERDADE - A alta testosterona afeta diretamente a glândula produtora de sebo, o que causa aumento da oleosidade, afetando a saúde dos cabelos, levando até à dermatite seborreica, ou seja, a descamação do couro cabeludo. A especialista também acrescenta que o frio pode agravar essa situação. 

| HÁ UMA RELAÇÃO HORMONAL 
VERDADE - Thais diz que nesses casos é necessário consultar um especialista, de preferência um dermatologista, para que possa fazer um tratamento para oleosidade e indicar outros profissionais, caso seja necessário. 

| QUÍMICA NO CABELO TRAZ OLEOSIDADE 
VERDADE - A química pode prejudicar o couro cabeludo. É fundamental saber se há algum sinal associado, como a descamação do couro cabeludo, resultado de [escova] progressiva, ou algum tratamento químico, finaliza Thais.


Rudiney Freitas