Manhã ou noite: qual o melhor horário do dia para se exercitar? Para otimizar seu treino e aproveitar muito mais o seu tempo, saiba em qual horário do dia é melhor praticar exercícios gplus
   

Manhã ou noite: qual o melhor horário do dia para se exercitar?

Para otimizar seu treino e aproveitar muito mais o seu tempo, saiba em qual horário do dia é melhor praticar exercícios

Confira Também

Entre em uma academia a qualquer hora do dia e você sempre encontrará um número considerável de pessoas se exercitando, principalmente se for manhã ou noite. Isso se deve ao fato de cada um possuir sua própria rotina e tentar encaixar os exercícios físicos da melhor forma que puder no dia a dia, sem atrapalhar estudos, trabalho, família etc. Mas para quem leva os exercícios a sério e deseja aproveitá-los da melhor forma, fica a dúvida: afinal, qual o melhor horário do dia para se exercitar?

LEIA TAMBÉM

Essa dúvida que tanto assombra quem tem o hábito de praticar atividades físicas não é recente, tanto que a ciência já fez diversas tentativas de descobrir a resposta para essa questão com pesquisas, estudos e entrevistas. Apesar disso, nenhuma conseguiu chegar a uma conclusão satisfatória sobre qual o melhor horário do dia para praticar exercícios. O importante é dedicar, pelo menos, uma hora do dia para se exercitar, no horário que for melhor para você e seu relógio biológico.

Para você conseguir decidir com mais certeza qual o melhor horário do dia para puxar ferro, correr, fazer natação ou seja qual for a atividade de sua escolha, separamos os benefícios de se exercitar tanto durante o dia quanto à noite. Confira:

QUAIS SÃO OS PRÓS DE MALHAR DE MANHÃ?

#1 - VOCÊ GANHA ENERGIA PARA O RESTO DO DIA
A prática de exercícios físicos produzem endorfinas em nosso organismo, além de outras substâncias que têm como efeito a melhora do humor e da disposição. Assim, que decide por malhar no período da manhã aproveita esses estímulos no resto do dia para trabalhar, estudar etc. Segundo o Dr. Cedric Bryant, Ph.D., do Conselho Americano de Exercício Físico. "A malhação matinal gera níveis mais altos de energia ao longo do dia e deixam você mentalmente mais alerta e aguçado."

#2 - VOCÊ CONSEGUE DORMIR BEM MELHOR À NOITE
Por mais contraditório que este fato possa parecer a você, a prática de atividades físicas logo pela manhã melhora consideravelmente a qualidade de seu sono. Isso porque, como descobriram os pesquisadores de saúde da Appalachian State University, as pessoas que praticaram atividade física às 7h tiveram redução de 25% na pressão sanguínea à noite, consequentemente dormindo por mais tempo e com mais benefícios.

#3 - VOCÊ CONSEGUE MANTER A ROTINA COM MAIS FACILIDADE
Para quem não gosta de faltar à academia um dia sequer, o melhor a fazer é preferir o período da manhã para a prática de exercícios físicos. O motivo disso é bastante simples: pela manhã, é muito mais fácil manter um hábito regular, enquanto à noite você pode ficar preso em outros compromissos como jantares, reuniões, festas e deixar a academia um pouco de lado.

E QUAIS SÃO OS CONTRAS?

#1 - É NECESSÁRIO ACORDAR UM POUCO MAIS CEDO
São raras as pessoas que gostam de verdade de acordar cedo. Se você não é uma delas, sinto informar que para ir à academia pela manhã, você precisará sacrificar algumas boas horas de sono e levantar da cama cedo. A dica crucial para que seu ciclo de sono não sofra com essa mudança de hábito é deixar as séries e filmes tarde da noite de lado e ir dormir um pouco mais cedo do que de costume para recarregar as energias e estar pronto no dia seguinte.

#2 - O AQUECIMENTO PRÉ-EXERCÍCIOS É MAIS COMPLICADO
Como nossos músculos e articulações costuma ficar mais rígidos durante a noite pela falta de uso, fazer o aquecimento para praticar atividade físicas pela manhã pode ser um processo um pouco complicado. Como esse aquecimento é essencial antes dos exercícios, a dica é fazê-lo por mais tempo para que todos os músculos estejam mais preparados antes de puxar o ferro.

QUAIS SÃO OS PRÓS DE MALHAR DE NOITE?

#1 - VOCÊ TEM A MANHÃ MAIS LIVRE
Além de ter um pouco mais de tempo para dormir (o que é ótimo, convenhamos), deixar para fazer academia somente à noite deixa suas manhãs muito mais tranquilas. Você pode, por exemplo, ter mais tempo para tomar uma café da manhã tranquilo, ler as notícias do dia antes de sair para trabalhar e não precisa se preocupar em ter pressa para tomar uma chuveirada.

#2 - SEU CORPO ESTÁ MAIS PREPARADO
Ao contrário do que acontece pela manhã, quando seu corpo ainda não está cem por cento preparado para realizar todas as atividades físicas exigentes das academias, à noite seus músculos e articulações estão muito mais flexíveis depois de um dia inteiro de outras atividades. Além de tudo isso já servir como um tipo de aquecimento, o risco de lesões é bem menor.

#3 - VOCÊ NÃO PRECISA SAIR CORRENDO
De manhã, uma loucura total: você acorda assustado com o despertador, come qualquer coisa, vai para a academia, sofre nos equipamentos ainda meio sonolento, toma um banho rápido, troca de roupa antes de ir para o trabalho. À noite, nada disso acontece. Você tem todo o tempo que precisar para se exercitar com tranquilidade e ir para casa descansar depois da sessão. 

E QUAIS SÃO OS CONTRAS?

#1 - A ACADEMIA COSTUMA SER MAIS CHEIA
Como a noite costuma ser o horário que mais se encaixa na agenda da maioria das pessoas, é natural que as academias fiquem bem mais cheias nesse período. Além de "filas" para usar os equipamentos, uma academia lotada pode ser até mesmo um pouco estressante e fazer seu treino render bem menos do que poderia.

#2 - SEU SONO PODE FICAR ATRAPALHADO
A prática de exercícios físicos há apenas algumas horas antes de ir para a cama pode atrapalhar significativamente o seu sono, já que você ainda estará em um estado mais desperto e alerta, com um alto nível de hormônio do estresse no organismo. Para evitar isso, uma dica é, depois dos exercícios, fazer uma longa sessão de alongamentos para relaxar o corpo e a mente antes de descansar.

 


Luis Carvalho