Pesos maiores são melhores para construir músculos? Especialista esclarece dúvidas sobre a pesos e repetições de exercícios para conseguir construir músculos saudáveis gplus
   

Pesos maiores são melhores para construir músculos?

Especialista esclarece dúvidas sobre a pesos e repetições de exercícios para conseguir construir músculos saudáveis

Confira Também

Todo cara que já frequentou uma academia, com certeza, já ouviu o seguinte lema: “Se você quer ganhar músculos, vai ter que levantar pesos. E quanto mais pesado, melhor”. No entanto, há muitas controvérsias quando o assunto é peso e massa muscular.
 
VEJA MAIS:

De acordo com pesquisadores de resistência muscular da Universidade McMaster, no Canadá, quanto mais peso somar aos exercícios, mais complicado de executar o treino corretamente fica, ou seja, colocar muita carga não é a melhor maneira de garantir músculos saudáveis. Ana Grechi, professora da Bio Ritmo, concorda com os pesquisadores: “Existem diversos fatores que interferem para o ganho de massa muscular (músculo). A carga é uma das variáveis de intensificação (e em uma escala de prioridade, é a última a ser manipulada). Portanto, o mais importante, quando pensamos em treino de hipertrofia, é a amplitude de execução, cadência e intervalo entre as séries que vão determinar a intensidade do treino”, afirma a profissional.

Dependendo da sua meta, deve-se fazer mais repetições com menos peso, ou o contrário. Em geral, os exercícios com mais repetições são usados para melhorar a resistência muscular, enquanto os com mais peso e menos repetições são usados para aumentar o tamanho e a força dos músculos. No entanto, isso não é uma regra. 

Isso quer dizer que não é necessário levantar elevadíssimas cargas para que o músculo seja trabalhado corretamente e você ganhe massa muscular. Podemos pensar até o contrário, com cargas menores, que você possa controlar a execução, as contrações e tudo mais, irão estimular muito mais o seu músculo. Isso porque, o músculo para crescer requer estímulos os quais possam promover esses fatores e é provado cientificamente que sem uma boa execução de movimento, sem uma solicitação completa da musculatura, sem um recrutamento íntegro do músculo, esses procedentes tornam-se bem menores. “A carga externa (peso), gera um stress muscular. Trabalhando de forma adequada, com a carga e os exercícios, são geradas as micro-lesões musculares, essas micro-lesões quando dada a recuperação adequada e a nutrição correta, com sua recuperação, gera a hipertrofia muscular”, explica Ana.

Ainda de acordo com a professora de educação física, quem é novo na academia não pode acreditar que pegar uma carga alta “logo de cara” irá inchar o músculo e fazê-lo crescer. “A carga deve ser aumentada gradativamente, respeitando as adaptações fisiológicas”, garante. “É importante enfatizar ainda que o peso externo não é o fator principal para o ganho de músculo. Realizar os exercícios com padrão mecânico adequado é o ideal e previne lesões”, continua.

O que podemos concluir é que diferente do que a maioria das pessoas imaginam, a busca por um corpo musculoso vai muito além do que exercícios que utilizam alta quantidade de peso. Envolve um trabalho muscular completo o qual pode não ser precisamente descrito apenas com o aumento de carga. É necessário observar a movimentação individual, a biomecânica do exercício e a aplicabilidade a ele. Treinando com inteligência e utilizando de técnicas e estratégias, você conseguirá dar uma intensidade ainda maior ao treino e ao músculo, evitando lesões.

O indivíduo que treina de verdade, que se importa com o trabalho em sua musculatura por completa, tem maiores chances de obter satisfatórios resultados em diferentes sistemas de treino. Portanto, atente-se a esses pontos.


Nathalia Marques