5 bons motivos para você começar a praticar Muay Thai, a "arte das oito armas" Arte marcial que vem ganhando popularidade nos últimos anos, o Muay Thai visa proporcionar equilíbrio entre o corpo e a mente gplus
   

5 bons motivos para você começar a praticar Muay Thai, a "arte das oito armas"

Arte marcial que vem ganhando popularidade nos últimos anos, o Muay Thai visa proporcionar equilíbrio entre o corpo e a mente

Confira Também

Muitos ouvem as palavras "Muay Thai" e logo já pensam em chutes, socos, joelhadas, e tudo o que mais de agressivo vier em mente. O que as pessoas não imaginam é o número de benefícios que essa arte marcial pode trazer, tanto para o corpo, como para a mente.

A luta originária da Tailândia é uma disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé e de contato pleno. É conhecida como a "arte das oito armas" devido a sua possibilidade combinativa de golpes com os dois punhos, dois cotovelos, duas canelas e os dois pés. 


Para você, que está pensando em adotar um novo esporte, o Muay Thai pode ser uma excelente prática, que te fará perder calorias e desenvolver técnicas de combate.

Ainda assim está em dúvida? Então confira boas razões para te fazer calçar as luvas e começar logo as aulas:

#1 - MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO

Tchau, calorias! Já que o Muay Thai é um esporte praticado em alta intensidade, perder peso será bem mais fácil do que muitas atividades por aí. É um ciclo: perder quilos fará com que você fique mais ágil no esporte, e a dedicação na prática (combinada com uma boa alimentação), fará com que seu corpo perca peso.

Além disso, o esporte auxilia na resistência muscular, condicionamento cardiorrespiratório e definição corporal.  

#2 - AUMENTA A FLEXIBILIDADE DO CORPO

Por cobrar do corpo movimentos específicos, o Muay Thai potencializa a flexibilidade dos músculos lombares, do quadril, e das coxas, por exemplo. Com uma melhora nesse flexionamento dos músculos do corpo, diminui-se o desconforto diário em algumas regiões de nossa estrutura física, além da redução do risco de lesões no dia a dia. 

 
#3 - MAIOR AGILIDADE MENTAL

Apesar das artes marciais serem analisadas por leigos como simplesmente o uso da força bruta contra um adversário, saber analisar a postura do oponente, sua defesa, ataque, e movimentos repetitivos, são virtudes essenciais para praticar este esporte bem e evitar sofrer golpes. As tomadas de decisão baseadas na observação, no entanto, devem acontecer em pouquíssimo tempo, às vezes em frações de segundos, o que faz com que a mente trabalhe em harmonia com o corpo e tenha um ganho de agilidade ao decorrer do tempo.

#4 - FAZENDO NOVAS AMIZADES

Muitos exercícios e movimentos no treino de Muay Thai são feitos em duplas. A confiança no parceiro de treinamento, o estímulo, a ajuda no aperfeiçoamento da técnica, fazem com que haja um bom relacionamento entre companheiros. A rotatividade entre as duplas também é outro fator que faz aumentar o contato entre os praticantes da arte das oito armas. Além de bons companheiros de equipe, podem surgir bons amigos!

#5 - AUMENTO DE AUTOESTIMA

Além de todos os benefícios já citados, talvez um dos mais importantes seja o aumento na autoestima do lutador. Por ser um esporte de combate, a luta traz um aumento de confiança para o praticante, que se sente mais seguro em meio a acontecimentos cotidianos. Alguns professores, no entanto, alertam que a prática de qualquer arte marcial não estimula nenhum aluno a reagir em situações de violência, como em assaltos ou brigas, por exemplo.


Rudiney Freitas